Qualcomm trabalhará com mais de 30 empresas em versão mais rápida de 5G

Reuters

Publicado 28.06.2021 09:20

Atualizado 28.06.2021 16:23

Por Stephen Nellis

(Reuters) - A Qualcomm disse nesta segunda-feira que espera trabalhar com mais de 30 operadoras e fornecedores de equipamentos de telecomunicações que se comprometeram a usar a versão mais rápida da tecnologia de rede 5G.

As redes de quinta geração usam uma combinação de tecnologias. A versão de frequência mais baixa, chamada de "sub-6" por especialistas da indústria, viaja bem por longas distâncias, mas é apenas um pouco mais rápida que as redes anteriores. A versão mais rápida do 5G usa frequências mais altas e é chamada de "onda milimétrica" pela Qualcomm, o maior fornecedor mundial de chips de dados sem fio para telefones inteligentes, embora diferentes operadoras deem seus próprios nomes comerciais, como a Verizon, que a chama de "ultra banda larga 5G".

A tecnologia de ondas milimétricas é mais útil em áreas densas onde muitas pessoas estão tentando se conectar a redes móveis ao mesmo tempo, como estádios de esportes onde muitos fãs estão tentando transmitir vídeo para suas redes sociais. A Qualcomm ajudou a desenvolver os padrões que tornam os dispositivos de ondas milimétricas compatíveis em todo o mundo, e fabricantes de telefones como a Apple (NASDAQ:AAPL) utilizaram os chips da Qualcomm para obter acesso à tecnologia.

Mas os aparelhos só podem tirar proveito do que as operadoras oferecem. A Qualcomm disse nesta segunda-feira que mais de 30 operadoras e fabricantes estão agora se comprometendo a usar a tecnologia mais rápida de alguma forma.