Quebra da safra do milho derruba lucro da Rumo em 70%

Reuters

Publicado 11.11.2021 20:00

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A Rumo (SA:RAIL3), companhia de logística da Cosan (SA:CSAN3), teve forte queda do lucro no terceiro trimestre, com a quebra na safra de milho pressionando os volumes transportados, enquanto os custos subiram com maiores preços de combustíveis.

A Rumo anunciou nesta quinta-feira que teve lucro líquido de 51 milhões de reais de julho a setembro, montante 70,4% menor do que em igual intervalo de 2020.

O volume transportado de 16,4 bilhões de toneladas equivalentes (TKU) no trimestre foi 6,7% inferior a um ano antes, impactado sobretudo pelos menores embarques de milho, algo que foi parcialmente compensado por crescimentos em fertilizantes, combustíveis e contêineres.

"A expectativa também é de queda para o próximo trimestre", afirmou a Rumo em relação aos volumes transportados de milho. Por outro lado, a empresa citou pesquisas climáticas para estimar crescimento dos volumes das safras de soja e milho em 2022.

A receita líquida encolheu 4,2% no comparativo anual, para 1,966 bilhão de reais. Na outra ponta, a companhia também revelou alta das despesas, sob influência do aumento de 27% dos gastos com combustível, entre outros fatores.

Com isso, o resultado operacional medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) caiu 18,9% ano a ano, a 903 milhões de reais, com margens pressionadas pelo mix de transporte mais concentrado em cargas industriais. A margem Ebitda teve um tombo de 8,3 pontos percentuais, a 46%.

A dívida líquida fechou setembro e 9 bilhões de reais, alta de 9,1% em 12 meses. A alavancagem financeira medida pela relação dívida líquida/Ebitda no fim do trimestre alcançou 2,4 vezes, ante 2,1 vezes no final de junho.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações