Quebra de paradigma: Suno lança fundos para investidor de varejo e taxas menores

Investing.com

Publicado 10.08.2021 16:02

Atualizado 10.08.2021 16:26

Por Ana Julia Mezzadri

Investing.com - A Suno Asset anunciou semana passada sua estreia no mercado de fundos de ações com dois produtos, o Suno Ações FIA e o Suno Zero FIA voltados para o investidor de varejo e com as menores taxas do mercado.

O objetivo, segundo a gestora, é “facilitar o acesso ao mercado financeiro para os pequenos investidores que desejam ter uma gestão ativa da carteira, com taxas muito menores que a média no mercado”, segundo comunicado à imprensa.

“Os fundos foram lançados para que o investidor tenha acesso a um produto já diversificado, muito bem analisado e posicionado em boas empresas”, disse Vitor Duarte, CIO da Suno Asset, em entrevista ao Investing.com.

A estratégia de investimento de ambos os fundos consiste em 30% de exposição a ações de valor, isto é, empresas com boas oportunidades de valorização; 30% em boas pagadoras de dividendos; 20% em small caps com grande potencial de valorização; e 20% em investimentos internacionais.

O fundo Suno Zero FIA tem taxa de administração de 0,5% a.a. e taxa de performance de 5%, enquanto a média do mercado, é de 2% a.a. na taxa de administração e 20% na taxa de performance. Esse fundo, no entanto, é limitado e deve ser encerrado após a captação de R$ 50 milhões.

O Suno Ações FIA, por sua vez, tem taxa de administração de 1% a.a. e taxa de performance de 10%, e não tem previsão de encerramento de captação.

As taxas baixas, além de serem uma tentativa de democratizar o acesso a produtos de investimento, também faz sentido para a corretora. “Como falamos diretamente com muitos investidores, nosso custo de aquisição de clientes é menor e temos uma boa taxa de retenção, então temos boa receita, apesar de cobrarmos pouco”, explica Duarte.

Assim, a Suno viu no Banco Inter (SA:BIDI11) um parceiro em sintonia com a ideia de taxas baixas. “O Inter tem essa pegada de conversar com o varejo, levar produtos em uma escala grande e ter uma estrutura de baixo custo”, ressalta Duarte como pontos que fizeram a parceria acontecer.

 O banco se comprometeu, inclusive, a oferecer cashback de até 100% da remuneração de distribuição do fundo. 

“Esse é mais um passo que reforça o compromisso do Inter em facilitar e democratizar o acesso a investimentos, com soluções tecnológicas que trazem facilidade e curadoria na seleção de ativos para ajudar os investidores a montar carteiras diversificadas e com baixo custo. Estamos muito felizes com essa parceria com a Suno, pois além da sintonia, a casa exerce um importante papel na educação dos investidores brasileiros”, diz Felipe Bottino, diretor de investimentos do Inter Invest, braço de investimentos do grupo Inter, segundo comunicado à imprensa. 

Além da Suno Asset, o grupo também tem um braço de análises, a Suno Research, o que poderia levantar preocupações sobre informações privilegiadas. Vitor Duarte, no entanto, garante: “Nós compramos no fundo os ativos que já foram analisados e já têm relatórios publicados pelo research. Isso nos protege.”

Os planos da Suno não param por aí. Além de ter lançado, em maio, seu fundo de fundos do mercado imobiliário, o Suno Fundo de Fundos (SA:SNFF11), há planos de lançamento de um fundo de previdência e outros fundos imobiliários.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações