Queda do petróleo impede Ibovespa de subir por alta de NY e do minério de ferro na China

Estadão Conteúdo

Publicado 07.03.2024 08:43

Atualizado 07.03.2024 12:10

Queda do petróleo impede Ibovespa de subir por alta de NY e do minério de ferro na China

Apesar da valorização em torno de 1,80% do minério de ferro e da elevação das bolsas de Nova York, o Ibovespa opera no zero a zero na manhã desta quinta-feira, 7, com viés de baixa, enquanto espera as divulgações de indicadores e os eventos desta quinta-feira.

Ao contrário da alta das ações da Vale (BVMF:VALE3), as da Petrobras (BVMF:PETR4) recuam, diante da queda do petróleo no exterior. Além disso, o investidor está à espera do balanço da empresa, que sairá após o fechamento da B3 (BVMF:B3SA3), principalmente em relação a como virão os dividendos.

"O papel de Petrobras está prendendo o Ibovespa. O mercado local não segue uma trilha normal Ibovespa, dólar e algumas taxas de juros futuros caem. Tem um pouco de realização de algumas ações", diz Dennis Esteves, sócio e especialista da Blue3 Investimentos.

Segundo Diego Faust, operador de renda variável da Manchester Investimentos, o Ibovespa está operando de forma lateralizada desde a alta do ano passado. "Ainda assim, estou otimista, está interessante, mesmo sem movimentos tão fortes", afirma.

Conforme Esteves, o mercado está esperando um pouco mais de liquidez para ganhar tração. Em sua visão um resultado em linha com o estimado do relatório de emprego americano, o payroll, que sairá manhã, pode ajudar neste sentido.

"O dado mais importante e aguardado é o payroll", completa o sócio da Blue3.

A depender do payroll e dos sinais da política monetária dos EUA, o Ibovespa pode definir um norte assim como voltar a atrair fluxo de capital estrangeiro. "A saída de investimento do exterior tem pesado. Houve uma frustração em relação a indícios de início da queda dos juros em março. Isso não deve acontecer, mas pode ser em junho", diz Faust, da Manchester.

Nesta quinta-feira, o minério de ferro subiu 1,83% em Dalian, na China, cotado a US$ 123,64 por tonelada, após a divulgação da balança comercial. As exportações do gigante asiático tiveram alta de 7,1% em janeiro e fevereiro ante igual período do ano passado. O resultado ficou bem acima da expectativa de analistas, de avanço de 3,0%.

As bolsas europeias sobem moderadamente e a indicação é de abertura positiva também leve em Wall Street, que ontem fechou com ganhos, após o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, dizer que "provavelmente" os juros começarão a cair este ano nos Estados Unidos, a depender dos dados.

Com relação à decisão e juros na zona do euro, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu deixar suas principais taxas de juros inalteradas pela quarta vez consecutiva, após concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira. Desta forma, a taxa de refinanciamento do BCE permanece em 4,50%, a de depósitos, em 4%, e a de empréstimos, em 4,75%. A decisão veio em linha com a expectativa de analistas. O foco agora se volta para Powell, que volta a participar de audiência, só que no Senado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Além da expectativa da divulgação do balanço da Petrobras após o fechamento da B3, os investidores avaliam os resultados trimestrais de empresas com 3R Petroleum (BVMF:RRRP3), CSN (BVMF:CSNA3) e CSN Mineração (BVMF:CMIN3).

Ontem, o Índice Bovespa fechou com ganho 0,62%, aos 128.890,23 pontos, após duas quedas seguidas.

Às 11h34 desta quinta-feira, cedia 0,24%, aos 128.585,32 pontos, depois de recuar 0,32%, na mínima aos 128.482,17 pontos e de alta de 0,23%, com máxima aos 129.187,69 pontos.. Petrobrás perdia 0,88% (PN) e -0,46% (ON). Vale subia 0,86%.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações