Raia Drogasil aposta no digital para criar novo conceito; UBS recomenda Compra

Investing.com

Publicado 24.09.2020 16:29

Investing.com - Ainda que pretenda seguir com seu plano de abertura de 240 novas lojas por ano, a Raia Drogasil aposta em uma estratégia O2O (online para offline) para criar um “novo conceito” de farmácia. Após uma conversa com a gestão sobre o futuro da companhia, o UBS recomenda Compra para as suas ações, com preço-alvo de R$ 25. As informações são de relatório setorial distribuído nesta quinta-feira (24).

Às 16h15, os papéis da empresa (RADL3) eram negociados a R$ 23,36, alta de 2,3%.

O “novo conceito” apresentado pela RD irá usar tecnologia digital para melhorar a experiência do consumidor e criar uma nova ideia do papel da farmácia no sistema de saúde.

A Raia Drogasil tem demonstrado recuperação, com crescimento de 0,8% em vendas nas mesmas lojas em julho - 5% se excluídas lojas em shoppings que ainda não tiveram uma normalização de volumes. A estratégia digital tem se mostrado importante no crescimento das vendas. No 2T, as vendas digitais corresponderam a cerca de 7% das vendas da RD e essa porcentagem foi mantida durante o 3T. Enquanto no 2T o digital foi uma ferramenta de preservação das vendas, no 3T o digital serviu como uma ferramenta de vendas incrementais.

A gestão acredita, no entanto, que as lojas têm um papel chave para a empresa pois elas não apenas dão notoriedade à marca, mas também melhoram a eficiência logística e o serviço ao consumidor. 

Atualmente, a RD está focando em aumentar sua presença em cidades e regiões de menor renda, no Nordeste e em cidades do interior via seus formatos de entrada e híbrido. Além disso, a RD também irá lançar seu programa de fidelidade STIX em parceria com o Itaú (SA:ITUB4) no 4T.

A empresa, no entanto, também sofreu impactos da pandemia, como a desaceleração dos ganhos de participação de mercado, impactados no 2T devido ao fato de a RD ter mais lojas em shoppings e áreas premium do que seus principais concorrentes.

Outro ponto discutido pela administração da RD durante a reunião foram as perspectivas da concorrência. Na análise da companhia, na última década as dinâmicas competitivas podem ser divididas em três diferentes fases: o ciclo neutro, de 2012 a 2016, em que as aberturas de lojas estavam alinhadas com o crescimento do mercado; o ciclo negativo, de 2017 e 2018, em que os competidores aceleraram seu ritmo de expansão além do crescimento orgânico do mercado; e o ciclo de redução de gastos, iniciado em 2019, em que muitos competidores tiveram de fechar lojas para aumentar a lucratividade.

Agora, segundo a empresa, um novo ciclo se inicia com os recentes aumentos de capital e IPOs do setor, como os de Pague Menos (SA:PGMN3), Panvel (SA:PNVL3) e Nissei, que podem levar a uma intensificação na atividade competitiva. No entanto, diz a empresa, a RD, que sempre manteve um ritmo sólido de crescimento e lucratividade, tem a vantagem de estar centrada principalmente em São Paulo, onde essa expansão não deve ocorrer com muita intensidade.

Entre os riscos para a companhia estão os IPOs e consequentes expansões da Panvel e da Nissei no sul do Brasil, região em que a RD tem focado parte de sua expansão. Além disso, a expansão da Pague Menos no Nordeste pode ser uma ameaça. A companhia apontou ainda os riscos de canibalização.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações