Realização de lucros perde força e taxas de juros terminam perto da estabilidade

Estadão Conteúdo

Publicado 16.08.2022 14:45

Atualizado 16.08.2022 18:20

Realização de lucros perde força e taxas de juros terminam perto da estabilidade

Os juros futuros fecharam a sessão perto dos ajustes anteriores, após percorrerem boa parte do dia em alta, em movimento de realização de lucros. Numa terça-feira de agenda e noticiário esvaziados, a correção das taxas perdeu força no começo da tarde, com a melhora do apetite ao risco que alimentou as bolsas e reduziu o ímpeto do dólar. O petróleo aprofundou as perdas, o que também favoreceu o fluxo vendedor no mercado de juros. Internamente, o destaque foi o grande leilão de NTN-B do Tesouro, com o maior lote em termos de risco para o mercado desde agosto de 2021.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2023 fechou em 13,71%, estável ante o ajuste de segunda-feira, e a do DI para janeiro de 2024 encerrou na mínima de 12,77%, de 12,80% na segunda. O DI para janeiro de 2025 terminou com taxa de 11,77%, de 11,647% na segunda, e a do DI para janeiro de 2027 passou de 11,39% para 11,41%.

Como tem sido recorrente nos últimos dias, as taxas voltaram a testar uma realização de lucros na primeira etapa dos negócios, mas não conseguiram levar até o fim. Zeraram a alta no começo da tarde, diante do aumento da demanda por ativos de risco e na falta de um vetor mais forte para conduzir os negócios.

"Não tem fluxo de notícias nem algo mais relevante hoje nos mercados em geral. Lá fora, à tarde as bolsas melhoraram, índice VIX cedeu e o petróleo caindo é algo que também traz alívio por amenizar o problema da inflação", disse Rogério Braga, diretor de Gestão de Renda Fixa e Multimercados da Quantitas Asset.

Nem mesmo a alta do dólar, que persistiu durante toda a sessão, conseguiu segurar as taxas em alta, até porque a curva dos Treasuries esteve bem comportada e os preços do petróleo voltaram a cair fortemente, fechando em baixa de cerca de 3%, com o avanço nas negociações do acordo nuclear entre Irã e União Europeia e à espera de dados sobre os estoques nos Estados Unidos. O comportamento da commodity traz boas perspectivas para queda na inflação de combustíveis, na medida em que os preços da Petrobras (BVMF:PETR4) acompanham as cotações internacionais.

Com a queda recente dos preços da gasolina e do diesel, seguindo o movimento no mercado internacional do petróleo, o Banco Inter (BVMF:BIDI4) revisou a estimativa de IPCA para o ano de 7,5% para 6,5%. "Em geral, a acomodação das cotações de commodities deve contribuir para uma menor inflação de bens nos próximos meses", afirma a economista-chefe Rafaela Vitória. Para 2023, porém, a projeção subiu de 4,4% para 4,7% devido à antecipação da redução dos preços dos combustíveis para 2022 e impacto ainda relevante da inflação de serviços.

O movimento de correção nos DIs pela manhã ocorreu ainda em meio ao leilão de NTN-B, com oferta de 2,750 milhões de papéis, vendida integralmente, com risco para o mercado (DV01) cerca de 180% superior às operações anteriores. Segundo a Renascença, o lote em PVBP foi de R$ 8,119 milhões, o maior desde 10/08/2021 (R$ 10,192 milhões).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações