Receita com assessoria em fusões impulsiona lucro do Goldman Sachs

Reuters

Publicado 15.10.2021 12:51

Por Noor Zainab Hussain e Elizabeth Dilts Marshall

(Reuters) - O Goldman Sachs (NYSE:GS) (SA:GSGI34) divulgou nesta sexta-feira uma alta de 66% no lucro do terceiro trimestre, superando as expectativas do mercado, impulsionado por receitas com assessoria para fusões e aquisições (M&A).

Os volumes de M&As globais atingiraram recordes históricos, com negócios no valor de mais de 1,5 trilhão de dólares no terceiro trimestre, de acordo com dados da Refinitiv.

O Goldman, maior banco de investimento de Wall Street, liderou os rankings de assessoria para fusões e aquisições no mundo, segundo a Refinitiv.

Isso levou o banco a relatar lucro líquido para acionistas ordinários de 5,28 bilhões de dólares no trimestre, ante 3,23 bilhões um ano antes.

O lucro por ação subiu para 8,98 para 14,93 dólares. Os analistas, em média, esperavam lucro de 10,18 dólares por ação, de acordo com a estimativa da Refinitiv.

A unidade de banco de investimento teve o segundo melhor trimestre da história, com receita de 3,7 bilhões de dólares.

O Morgan Stanley (NYSE:MS) (SA:MSBR34) divulgou na quinta-feira que seu lucro cresceu 38%, enquanto o JPMorgan (NYSE:JPM) (SA:JPMC34) informou aumento de 24%, ambos os bancos superando as estimativas com folga.

O negócio de mercados globais do Goldman, que responde por cerca de 41% da receita total, teve receita de 5,61 bilhões de dólares, alta de 23%. A receita de corretagem de ações mais do que dobrou ano a ano, para 3,1 bilhões de dólares.

Diferente dos rivais JPMorgan e Citigroup (NYSE:C) (SA:CTGP34), o Goldman depende muito dos negócios de banco de investimento e corretagem.

O negócio de consumo, embora pequeno, tem sido fundamental para sua estratégia de diversificação. Isso ajudou a limitar a exposição do banco a inadimplências de empréstimos e permitiu que ele se concentrasse em bancos de investimento.

A receita líquida na unidade de banco de varejo do Goldman aumentou 17%, para 382 milhões de dólares, refletindo os saldos mais altos de cartões de crédito e depósitos.

O crescimento dos empréstimos foi misto para os grandes bancos americanos. O JPMorgan disse que os empréstimos subiram 5% sobre o ano passado, enquanto o Citi ficou quase estável.

Bank of America (NYSE:BAC) (SA:BOAC34) e Wells Fargo (NYSE:WFC) (SA:WFCO34) relataram quedas no crescimento de empréstimos ano a ano. A receita total subiu 26%, a 13,6 bilhões de dólares, superando as estimativas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações