Referendos de Taiwan fracassam, em grande derrota para a oposição

Reuters

Publicado 18.12.2021 16:02

Por Ben Blanchard

TAIPÉ (Reuters) - A oposição de Taiwan sofreu uma grande derrota neste sábado, após eleitores rejeitarem quatro referendos que havia defendido como uma demonstração de falta de confiança no governo.

A derrota dos referendos chega no momento em que Taipé enfrenta pressão militar e política cada vez maior de Pequim, e incentiva a presidente Tsai Ing-wen - reeleita com grande maioria de votos ano passado prometendo não se curvar à China.

A China reivindica o país governado democraticamente como seu território.

O principal partido de oposição de Taiwan, o Kuomintang, ou KMT, que tradicionalmente favorece laços próximos com Pequim, espera se recuperar em eleições para prefeito no final do próximo ano. 

Os dois referendos mais polêmicos de sábado se referiam à proibição de importações de porco contendo o aditivo ractopamina, por questões de segurança, e se um planejado terminal de gás natural liquefeito (GNL) deveria ser realocado para proteger um recife.

O governo aprovou a importação de porco ano passado, esperando remover um obstáculo para um acordo de livre mercado com os Estados Unidos, onde a ractopamina é amplamente utilizada, e mostrar que é um parceiro comercial confiável.

O governo taiuanês também afirma que o terminal de GNL assegurará fornecimento de energia para o país produtor de semicondutores, atingido por cortes de energia em maio.

Autoridades do governo disseram que o terminal de GNL será transferido mais para longe da costa para minimizar o impacto nos recifes, mas o referendo de sábado buscava uma realocação completa.

O comparecimento no sábado foi baixo, mas o governo recebeu bem a derrota dos referendos.

“O povo de Taiwan quer sair para o mundo e está disposto a participar ativamente na comunidade internacional”, disse Tsai a repórteres, se referindo ao referendo sobre a carne suína.

O governo dela espera que o resultado também reforce sua tentativa de se juntar ao Acordo Abrangente e Progressivo para Parceria Trans-Pacífica, ou CPTPP.

Questionada sobre a votação, uma autoridade do Instituto Americano em Taiwan, na prática a embaixada dos EUA na ausência de relações diplomáticas formais, disse: “Continuaremos a buscar uma relação construtiva com Taiwan em assuntos que afetam as exportações de alimentos e produtos agrícolas dos EUA.”

O presidente do KMT, Eric Chu, que assumiu o cargo em setembro prometendo revitalizar a sorte do partido, pediu desculpas pelo fracasso. 

“Não vamos nos desencorajar. Vamos continuar trabalhando duro. Nós sempre estaremos ao lado do povo. Precisamos sempre representar as opiniões do povo e nos opor à ditadura democrática do governo”, disse.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O clima frio pode ter sido culpado pelo comparecimento baixo, acrescentou.

O KMT também pediu que os eleitores aprovassem uma terceira questão, para reiniciar uma usina nuclear desativada, dizendo que era a melhor maneira de garantir o fornecimento de energia. O governo quer eliminar o uso de energia nuclear em Taiwan.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações