Refinarias de petróleo da Europa reforçam estratégia comercial para sobreviver

Reuters

Publicado 21.09.2015 15:17

Atualizado 21.09.2015 15:28

Refinarias de petróleo da Europa reforçam estratégia comercial para sobreviver

BRUXELAS (Reuters) - Refinarias europeias estão adotando estratégias astutas e flexíveis de operadores para garantir sua sobrevivência conforme o setor enfrenta maior encolhimento, disseram delegados em uma conferência do setor.

Tempos difíceis têm forçado as refinarias a escolher entre uma gama maior de tipos de petróleo, carregar matéria-prima de uma unidade para outra em busca do melhor mix de produtos e pedir o máximo possível de desconto dos fornecedores.

"Operações comerciais precisam ser total e completamente integradas com os aspectos técnicos. Tem sido a coisa mais importante na qual nos concentramos. Você tem que procurar os petróleos mais desafiadores", disse o gerente-geral da refinaria italiana Saras, Dario Scaffardi, no encontro anual Refining Summit organizado pela consultoria Platts.

Scaffardi disse que sua refinaria processou 30 a 35 tipos diferentes de petróleo em 2015, o dobro do ano anterior.

A revolução de petróleo de xisto dos Estados Unidos tem mudado os fluxos de petróleo ao redor do mundo e empurrado alguns tipos, como o petróleo leve e de baixo teor de enxofre da Nigéria, para fora de seus mercados tradicionais, obrigando os vendedores de petróleos mais pesados e difíceis de processar a cortar preços para assegurar compradores.

A estratégia segue movimentos similares aos da Shell e da Total, que estão aproximando as operações de refino e comercialização para melhorar lucros em meio à queda dos preços e conforme casas de comércio independentes colidem com seus negócios.

Refinarias presentes na conferência disseram que enquanto sua indústria enfrenta uma década de dificuldades, com mais fechamentos a caminho, a nova gama de petróleos disponíveis pode manter refinarias europeias mais ágeis abertas enquanto seus competidores menos flexíveis fecharão.

(Por Libby George)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações