Regulador de mercado da China diz que implementará acordo de auditoria com EUA

Reuters

Publicado 02.09.2022 12:06

Atualizado 02.09.2022 12:20

PEQUIM/XANGAI (Reuters) - A China implementará o acordo de auditoria fechado com os Estados Unidos e fortalecerá a comunicação com investidores estrangeiros, disse um alto funcionário chinês do regulador de valores mobiliários nesta sexta-feira.

Fang Xinghai, vice-presidente da Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC), também afirmou em um fórum que a China expandirá o acesso mútuo entre o continente e Hong Kong e apoiará o papel da cidade como um local de listagem global de ações.

O acordo entre a China e os EUA, anunciado na sexta-feira da semana passada, permitirá que os reguladores norte-americanos examinem as empresas de auditoria na China continental e em Hong Kong, potencialmente encerrando uma longa disputa que ameaçava banir mais de 200 companhias chinesas das bolsas dos EUA.

Anteriormente, a China estava relutante em conceder esse acesso, citando preocupações de segurança nacional.

"Iremos implementar bem o acordo cooperativo sino-americano sobre supervisão de auditoria transfronteiriça e continuaremos a fortalecer a comunicação com investidores institucionais estrangeiros", disse Fang.

De acordo com a lei dos EUA, as empresas chinesas que não estiverem em conformidade com as regras de auditoria norte-americanas serão proibidas de negociar nas bolsas do país até 2024.