Renault e montadora chinesa Geely fecham acordo de investimento com Saudi Aramco

Investing.com  |  Autor Ambar Warrick

Publicado 02.03.2023 03:26

Atualizado 02.03.2023 11:38

Por Ambar Warrick

Investing.com – A fabricante chinesa de automóveis Geely Automobile Holdings Ltd (HK:0175) anunciou, na quinta-feira (2), que firmou um acordo preliminar com a Saudi Aramco (TADAWUL:2222) para um investimento da petrolífera estatal saudita em uma possível joint venture com a Renault SA (EPA:RENA).

A Geely declarou que a empresa, a Aramco e a Renault assinaram uma carta de intenção não vinculativa para um possível investimento, no qual a Aramco poderia ter uma participação minoritária em uma joint venture estruturada entre a Renault e a montadora chinesa.

Além disso, as participações acionárias da Geely e da Renault seriam iguais no empreendimento. A carta de intenções tem prazo de exclusividade de três meses e expira em setembro.

A Geely já havia anunciado a intenção de formar uma joint venture com a Renault no final de 2022, visando construir e fornecer motores híbridos e à combustão. O empreendimento também pretende desenvolver motores à gasolina mais eficientes, em meio à maior conscientização global sobre as emissões, bem como à mudança estrutural para veículos elétricos.

A nova empresa seria uma fornecedora autônoma, com capacidade combinada de mais de cinco milhões de motores à combustão, híbridos e plug-in por ano, segundo um comunicado divulgado pelas companhias.

A Reuters informou em janeiro que as duas montadoras já estavam cortejando a Aramco como potencial investidora. O CEO da Renault, Luca de Meo, disse na quinta-feira (2) que o novo empreendimento pretende aproveitar a expertise da Aramco, a fim de desenvolver uma tecnologia "inovadora" em combustíveis sintéticos e de hidrogênio.

O empreendimento ocorre no momento em que a Renault passa por uma reestruturação, em que a pretende se concentrar principalmente em veículos elétricos, após incursões similares de concorrentes.

Para a Geely, o acordo representa sua segunda maior aliança com uma montadora europeia. A empresa já havia anunciado um acordo com a Mercedes-Benz para desenvolver motores híbridos à gasolina e também é acionista da montadora alemã.

As ações da Geely fecharam o último pregão em Hong  Kong com uma queda de 1,35%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações