Renault nomeia Jean-Dominique Senard como presidente no lugar de Ghosn

EFE

Publicado 24.01.2019 11:38

Atualizado 18.09.2019 06:49

Renault nomeia Jean-Dominique Senard como presidente no lugar de Ghosn

Paris, 24 jan (EFE).- O Conselho de Administração da Renault nomeou nesta quinta-feira como novo presidente Jean-Dominique Senard, que até agora era responsável pela fabricante de pneus Michelin (PA:MICP), para substituir o brasileiro Carlos Ghosn, preso no Japão por supostas irregularidades na Nissan.

Senard fará dupla com Thierry Bolloré, que supervisionará a atividade diária da Renault como diretor-geral e responsável executivo da companhia.

Em comunicado, o Conselho de Administração explicou que escolheu Senard como novo administrador e posteriormente o elegeu presidente. Este, por sua vez, propôs como diretor-geral Bolloré, que já exercia as funções de maneira provisória após a detenção de Ghosn, no último dia 19 de novembro.

O conselho põe nas mãos de Senard a "plena responsabilidade da condução da Aliança (Renault-Nissan-Mitsubishi) por conta da Renault, em coordenação com o diretor-geral".

Desta forma, o presidente deverá ser o "interlocutor principal com o parceiro japonês e os outros sócios para qualquer conversa sobre a organização e a evolução da Aliança" e apresentar ao conselho as propostas que surgirem.

Por outro lado, a Renault atribui a Bolloré a coordenação das atividades operacionais da aliança, sob a autoridade do presidente.

Em uma primeira declaração à imprensa na sede da companhia, Senard ressaltou que a aliança com a Nissan e a Mitsubishi é "essencial" e se comprometeu a fazer com que as relações sejam "as mais harmoniosas possíveis" e a trabalhar para restabelecer a confiança e recuperar a "serenidade" após os "eventos extraordinários" recentes.

"Estou consciente da minha responsabilidade", acrescentou o novo presidente da companhia.

Bolloré se mostrou, por sua vez, "orgulhoso pela confiança" depositada nele pelo conselho e seu presidente.

O ministro de Economia e Finanças da França, Bruno Le Maire, tinha anunciado nesta manhã a demissão de Ghosn, que renunciou antes de ser destituído pelo conselho.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações