Rendimento do Bund alemão de 10 anos acima de 1% pela primeira vez desde 2015

Investing.com

Publicado 03.05.2022 00:08

Atualizado 03.05.2022 09:31

Por Alessandro Albano, do Investing.com Itália

Investing.com - O rendimento dos títulos de 10 anos do governo alemão ultrapassou 1% pela primeira vez em sete anos, devido ao ciclo de aperto monetário dos bancos centrais e à reunião pendente do Fed, que começará hoje e terminará com a decisão política monetária a ser anunciada amanhã às 15h00 (horário de Brasília).

O Bund de 10 anos agora está sendo negociado a 0,9365% após picos intradiários de 1,016%, enquanto a taxa de equilíbrio de 10 anos (a diferença de rendimento entre a dívida indexada à inflação e a taxa nominal) é de 2,72%, pouco menos de 2,77% alcançado em agosto de 2010 (dados da Reuters).

Aumenta também o rendimento do título de 10 anos da Itália a 2,832%, retornando aos yields de dezembro de 2018 (2,89%), com spread subindo para 188 pontos base (+ 4,3% no dia).

Com o Banco Central Europeu (BCE) ainda dividido sobre o que fazer em termos de taxas de juro, a inflação na zona do euro atingiu seu pico em 7,5% em março, com o aumento dos preços da energia ainda a ser o principal impulsionador. Preços que podem subir ainda mais em caso de embargo ao petróleo russo (agora em discussão em Bruxelas). Enquanto isso, o euro está se aproximando do suporte principal de 1,05 em relação ao dólar.

Nos Estados Unidos, com o Fed dividido entre vários aumentos de 50 pontos base e o chamado "aterrissagem suave" para a economia, o rendimento do título de 10 anos superou 3% na sessão de segunda-feira em antecipação a um aumento das taxas de mercado dos fundos do Fed uma probabilidade de 100% de um aumento de 50 bps nos fundos federais, de acordo com o monitor de taxa de juros do Fed do Investing.com.

A previsão dos economistas para uma economia em estagflação seguido de alguns meses de recessão após a divulgação dos dados do PIB do primeiro trimestre (-1,4%) e do núcleo do PCE (+ 5,2%) nos EUA também conta para os investidores.

"Uma surpresa forte do Fed - um aumento de 75pb nos fundos federais - pode levar os rendimentos dos títulos alemães a 1,25% até o final desta semana ou início da próxima", disse Rohan Khanna, estrategista sênior do UBS, enquanto Fabio Castaldi, do Pictet estrategista sênior de renda fixa, o spread entre os títulos de 10 anos da Itália e da Alemanha "pode ​​chegar a 200 pontos base".

Enquanto isso, durante a madrugada, o banco central da Austrália elevou as taxas de juros em 15 pontos base para 0,35% pela primeira vez desde 2010, apoiando os ganhos do dólar australiano altamente vinculado a commodities. No contexto anglófono, a decisão do Banco da Inglaterra é esperada para quinta-feira, com os mercados esperando a quarta alta consecutiva da principal taxa de juros.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações