MacCarthy prevê que acordo de teto da dívida será aprovado na Câmara dos EUA

Reuters

Publicado 28.05.2023 13:23

Atualizado 28.05.2023 14:45

Por Moira Warburton e Diane Bartz

WASHINGTON (Reuters) - O presidente da Câmara dos Estados Unidos, o republicano Kevin McCarthy, minimizou neste domingo a oposição veemente entre os radicais do partido a um novo acordo com o presidente Joe Biden para suspender o teto da dívida de 31,4 trilhões de dólares, prevendo que a maioria dos republicanos da Câmara apoiaria o projeto.

Depois de negociações bastante acirradas para chegar a um acordo provisório com a Casa Branca sobre o limite do teto da dívida neste final de semana, agora o próximo desafio será aprová-lo na Câmara, onde os republicanos mais linha-dura já ameaçam boicotá-lo.

"Vamos tentar" impedir que ele seja aprovado na Câmara, disse no Twitter o deputado Chip Roy, um membro proeminente do grupo House Freedom Caucus, que reúne republicanos mais extremistas.

Outros republicanos da Câmara e do Senado também criticaram o cronograma do acordo e alguns dos termos.

Mas McCarthy rejeitou as ameaças de oposição dentro de seu próprio partido, dizendo que "mais de 95%" dos republicanos da Câmara estavam "extremamente entusiasmados" com o acordo.

"Este é um projeto de lei bom e forte pelo qual a maioria dos republicanos votará", disse o republicano da Califórnia a repórteres no Capitólio dos EUA.

"Você terá republicanos e democratas capazes de levar isso ao presidente."

Caso o Congresso falhe e não consiga estender o teto da dívida até o dia 5 de junho, a situação pode desencadear um calote geral que abalaria o mercado financeiro e levaria os Estados Unidos a uma recessão profunda.

Os republicanos controlam a Câmara com 222 membros contra 213, e os democratas são a maioria no Senado (51 a 49). Essas margens significam que os moderados de ambos os lados terão de apoiar o projeto de lei, já que qualquer concessão significará a perda do apoio da extrema esquerda e da extrema direita de cada partido.

Para ganhar o direito de ser líder da Câmara, McCarthy havia concordado em permitir que qualquer membro da Casa convoque uma votação para derrubá-lo, o que eventualmente pode levar à sua deposição caso ele busque trabalhar com os democratas.

Chip Roy reclamou no Twitter neste domingo que o acordo deixará intacta uma expansão do Serviço Interno da Receita norte-americana, sistema de arrecadação de impostos estabelecido quando os democratas controlavam as duas casas do Congresso.

O senador Lindsey Graham também expressou preocupação com o efeito potencial que o acordo pode representar à defesa dos EUA e na assistência de Washington à Ucrânia.