Órgão de fiscalização alemão considera proibir exportação do Ozempic em meio à escassez na Europa

Reuters

Publicado 15.11.2023 14:47

Por Ludwig Burger

FRANKFURT (Reuters) - O órgão regulador alemão BfArM está considerando a possibilidade de proibir as exportações do Ozempic, conforme os sistemas de saúde da Europa enfrentam a escassez do medicamento para diabetes, que é muito procurado por seus benefícios para a perda de peso.

O uso do Ozempic, da empresa Novo Nordisk, para perda de peso levou à escassez do medicamento em toda a Europa, onde o Reino Unido e a Bélgica proibiram temporariamente seu uso para perda de peso para garantir a disponibilidade para diabéticos.

O lançamento pela Novo do medicamento antiobesidade Wegovy, uma versão de alta dose do Ozempic, em Reino Unido, Alemanha, Noruega e Dinamarca, até o momento pouco ajudou a amenizar a mania pelo Ozempic, já que os volumes do Wegovy foram limitados devido a gargalos na produção.

O Ozempic foi aprovado para tratar o diabetes tipo 2 quando as terapias mais estabelecidas falharam, mas tem sido cada vez mais prescrito "off-label" para tratar a obesidade, porque tem o mesmo ingrediente ativo que o popular, mas escasso, Wegovy.

"Atualmente, estamos conversando com os legisladores sobre o que faremos se as medidas atuais e as mensagens públicas não surtirem efeito", disse o presidente da BfArM, Karl Broich, à revista Spiegel.

"Pensaríamos, então, em impor uma proibição de exportação para que haja quantidade suficiente no país para os pacientes que precisam", disse Broich, acrescentando que o medicamento tem sido enviado para outros países europeus e para os Estados Unidos.

A Novo, que destinou 6 bilhões de dólares para aumentar a produção na Dinamarca, disse na semana passada que a indústria está longe de ser capaz de produzir medicamentos para a perda de peso em volume suficiente para atender à demanda global.

Mais medicamentos estão chegando ao mercado, mas não está claro quando os suprimentos serão suficientes para atender à crescente demanda.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações