Rial cita falta de transparência e problemas em reportes da Americanas em conferência fechada

Reuters

Publicado 12.01.2023 10:05

SÃO PAULO (Reuters) - O ex-presidente-executivo da Americanas SA (BVMF:AMER3) Sergio Rial participou de uma conferência fechada na manhã desta quinta-feira sobre os problemas contábeis divulgados na véspera pela companhia que indicam um buraco nas contas da empresa de pelo menos 20 bilhões de reais.

Na conferência, organizada pelo BTG Pactual (BVMF:BPAC11) e transmitida online para número limitado de participantes, Rial afirmou que, apesar de ficar por apenas 9 dias no comando da Americanas, encontrou sinais relacionados falhas em identificação de financiamentos bancários que deveriam ter sido identificados como dívida.

LEIA MAIS: Analistas colocam Americanas sob revisão após "inconsistência contábil sem precedentes"

"Uma das primeiras coisas que me chamou atenção é por que nas cartas de circularização aos bancos isso não aparece como dívida", disse Rial, fazendo referência a contratos da Americanas de financiamento voltados ao pagamento de fornecedores.

Na véspera, a companhia divulgou um fato relevante com poucos detalhes afirmando que em uma análise "preliminar" identificou "inconsistências" contábeis que somam 20 bilhões de reais, mas que acredita que "o efeito caixa dessas inconsistências seja imaterial".

Em sua fala, transmitida apenas em parte pelo canal do BTG Pactual no YouTube, Rial afirmou que identificou "sinais de que talvez o nível de transparência e talvez a vontade da própria gestão em querer falar de problemas e desafios não estivesse tão fluída na organização como deveria".

As ações da Americanas indicavam forte queda nesta quinta-feira, com leilão de abertura mostrando tombo de pelo menos 50%. O movimento arrastava outras companhias para baixo, como Ambev (BVMF:ABEV3), Via SA (BVMF:VIIA3) e Magazine Luiza (BVMF:MGLU3).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações