Rio Tinto considera listagem pública de negócio de minério de ferro no Canadá

Reuters  |  Autor 

Publicado 09.08.2018 13:17

Rio Tinto considera listagem pública de negócio de minério de ferro no Canadá

Por Clara Denina

LONDRES (Reuters) - A Rio Tinto (L:RIO) (AX:RIO), a segunda maior empresa listada de mineração do mundo, está considerando uma listagem pública de sua unidade Iron Ore Company of Canada (IOC), disseram fontes de bancos e do setor, uma vez que o foco da empresa está voltado para impulsionar a receita de seus principais ativos na Austrália.

O minério de ferro, que é responsável pela maior parte do lucro da Rio Tinto e é usado na fabricação de aço, garantiu margens saudáveis por anos, mas a projeção é incerta, já que a China, maior comprador do mundo, deve se apoiar cada vez mais na reciclagem do que na importação da matéria-prima.

Depois de um colapso nos preços da commodity em 2015, a Rio Tinto colocou uma série de ativos no bloco, principalmente de carvão, para diminuir as dívidas. No minério de ferro, o impulso para ele voltar ao foco tem significado uma maior concentração na região australiana de Pilbara, onde os custos da produção são baixos e os graus são mais altos.

A IOC, na qual a mineradora detém 59 por cento, a empresa japonesa Mitsubishi (T:8058), 26 por cento, e a Labrador Iron Ore Royalty Company, 15 por cento, é uma das maiores produtoras de minério de ferro do Canadá, com uma receita de 1,9 bilhão de dólares em 2017.

A Rio tentou vender a sua participação na IOC em 2012, já que não a considerava um ativo indispensável, mas extinguiu o processo, dizendo que a venda não era essencial.

(Por Clara Denina; Reportagem adicional por Barbara Lewis e Yuka Obayashi)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações