Risco de crise financeira global diante da explosão do dólar, diz Morgan Stanley

Investing.com

Publicado 27.09.2022 09:02

Atualizado 27.09.2022 10:01

Investing.com - O dólar americano, medido pelo índice dólar atingiu um pico de 114,41 durante a madrugada de domingo para segunda-feira, o maior desde maio de 2002, e permanece próximo a esse recorde na manhã de terça-feira em 113,793 no momento da redação deste artigo. .

Sabendo que o índice dólar começou o ano por volta de 95, até agora mostrou um aumento de quase 20% em 2022, o que é enorme quando se trata de moedas.

E essa alta acentuada do dólar americano pode colocar em risco a economia dos EUA, de acordo com muitos analistas, incluindo os do Morgan Stanley (NYSE:MS).

Em nota publicada ontem, Michael Wilson, estrategista-chefe de ações norte-americanas do MS, de fato disse que a alta do dólar atingiu tal magnitude que cria uma "situação insustentável" para os ativos de risco, incluindo as ações.

O banco também alertou que, no passado, um dólar tão forte muitas vezes levou a uma crise financeira ou econômica.

"Embora seja difícil prever tais 'eventos', as condições estão maduras para que ocorram", escreveu o banco, no que pode ser uma referência à crise financeira global de 2008 ou à crise da dívida europeia de 2012.

Mais especificamente, o Morgan Stanley explicou que a forte alta do dólar prejudica as exportações das empresas norte-americanas, sabendo que, segundo ele, cada variação de 1% do índice do dólar tem um impacto negativo de 0,5% nos lucros das empresas.

Assim, calculou que o aumento do dólar por si só terá um impacto negativo de cerca de 10% nos lucros do quarto trimestre das empresas S&P 500. No entanto, o banco ressalta que a forte reação do mercado ao alerta de lucros da FedEx (NYSE:FDX) (BVMF:FDXB34) no início deste mês mostra que o risco de decepção com os próximos resultados trimestrais está longe de terminar. .

“O que é surpreendente é que essa força do dólar está ocorrendo mesmo quando outros grandes bancos centrais também estão apertando a política monetária em um ritmo historicamente agressivo”, diz a nota.

Observe que a famosa gestora de fundos e ETFs Cathie Wood também fez comentários semelhantes ontem no Twitter, dizendo que a força do dólar americano tem sido "devastadora para o resto do mundo. e deve voltar para morder" a competitividade e a atividade econômica do país, eventualmente "forçar o Fed a girar" em direção ao fim do aperto da política monetária.

CONFIRA: Projeções da taxa de juros do Fed nas próximas reuniões

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações