Risco para a Itália? Rendimento do BTP sobe mais de 4,3%, segundo a Moody's

Investing.com  |  Autor Alessandro Albano

Publicado 19.05.2023 09:57

Por Alessandro Albano

Investing.com - Uma semana depois da Fitch, espera-se que a Moody's eleve a classificação de crédito da Itália após o fechamento dos mercados. A Moody's tem uma classificação da dívida de Roma que está a apenas um degrau do nível considerado grau de não investimento, ou seja, lixo.

A agência baixou a classificação da Itália para Baa3 com perspectiva negativa após a crise que levou à renúncia do governo Draghi devido à incerteza sobre o caminho econômico do atual executivo.

10 anni spread O Btp está se movendo para cima, acima do rendimento de 4,3%, com mais de 187 pontos-base, mas não se espera nenhum rebaixamento punitivo por parte da Moody's, exceto pela possibilidade de uma "vigilância de crédito negativa", o que, de qualquer forma, não seria bom para as contas italianas devido às consequências sobre os custos de financiamento.

A rejeição e, portanto, a mudança para o status de junk, levaria a uma reconsideração da dívida italiana por parte das instituições financeiras, a começar pelo BCE, que teria de reformular a desculpa anti-spread aprovada no ano passado e criar uma fórmula ad hoc, como fez com a dívida grega.

Além disso, a Itália é o único país europeu na escala da Moody's que corre o risco de perder o grau de investimento, enquanto a Fitch colocou o perfil de crédito da Itália em BBB, dois níveis acima do lixo, com perspectiva estável, revisando para cima suas estimativas do PIB de 2023 de 0,5% para 1,2%.

O exame minucioso das agências sempre passa pela precária posição fiscal do país. O alto custo da dívida, as reformas, a implementação do PNR e a tendência de crescimento do PIB são os principais fatores destacados nos diversos relatórios das agências, que no passado, como no caso da S&P, também enfatizaram a "abordagem moderada e pragmática" do governo em relação às contas.

S&PA S&P, que, assim como a Fitch, reiterou sua classificação BBB com uma classificação estável, ressaltou que a Itália está vinculada à implementação do dinheiro do Fundo Ricovery e que, se "as reformas fossem implementadas apenas parcialmente, especialmente aquelas vinculadas aos fundos da UE, isso colocaria em risco o crescimento e as contas públicas e, portanto, pressionaria a dívida", escreveu a S&P em abril.

 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações