Natura quer dar mais liberdade para unidades de negócios, diz novo presidente

Reuters

Publicado 15.06.2022 09:02

Atualizado 15.06.2022 11:40

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) -Fábio Barbosa, ex-presidente do Santander Brasil (SA:SANB11) e do Grupo Abril, assume o comando da Natura&Co com a missão de dar mais liberdade às áreas de negócios, em uma reorganização que visa elevar a agilidade das unidades da companhia de cosméticos, disse ele a jornalistas nesta quarta-feira.

Barbosa foi anunciado mais cedo como novo presidente-executivo da Natura (SA:NTCO3), substituindo Roberto Marques, que vai se aposentar no final do ano. A empresa vem de um prejuízo acima do esperado no primeiro trimestre e um adiamento de projeções, afetada em parte por impacto da inflação global e da guerra na Ucrânia nos negócios. [nS0N2WI021]

A reorganização está alinhada à estratégia da Natura de "aumentar a responsabilidade de suas empresas e marcas - Natura, Avon, The Body Shop e Aesop - ao fazer a transição para uma estrutura mais simples de holding", disse a companhia. Durante a entrevista a jornalistas, Barbosa citou que eventualmente o grupo não precise ter todas as marcas operando nos mesmos mercados.

As ações da empresa disparavam 10,3% na manhã desta quarta-feira, a 15,44 reais, liderando a alta do Ibovespa, que avançava 1,8%. Ainda assim, os papéis da empresa acumulam queda de cerca de 39% no ano.

Barbosa disse que a Natura passou por um período de captura de sinergias após aquisições na última década, com destaque para compra da Avon. Agora, segundo ele, a "meta principal é dar liberdade para áreas de negócios, mais autonomia com mais responsabilidade".

Essa maior liberdade, explicou ele, será refletida do planejamento estratégico e montagem de orçamento de cada unidade até a definição de promoções e linha de produtos.

"Estamos perdendo agilidade. As empresas (do grupo) estão se ressentindo do fato de não poderem tomar decisões a nível local", disse ele, acrescentando que como presidente da holding Natura&Co, tomará decisões mais globais. Os presidentes de cada uma das unidades foram mantidos e não há estudos para troca, disse Barbosa.

Junto com as funções de presidente, Barbosa vai liderar uma equipe de transição, processo que, ele espera, seja concluído até o final deste ano.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em termos de estrutura corporativa, as mudanças se estendem à presidência do conselho, já que o presidente-executivo não mais acumulará as duas funções. O comando do colegiado ficará com os fundadores, segundo Barbosa. Marques permanecerá com um assento comum para auxiliar no processo de transição.

A Natura afirmou ainda que funções do grupo como líder de Crescimento Sustentável e líder de Transformação deixarão de existir ou serão reavaliadas na nova estrutura. Barbosa, atualmente conselheiro na companhia e presidente do comitê de Pessoas, confirmou que o cargo de líder de Crescimento Sustentável foi extinto.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações