Robô da Tesla acena, mas não anda - ainda. Musk planeja produzir milhões deles

Reuters

Publicado 01.10.2022 14:12

Por Hyunjoo Jin

SÃO FRANCISCO (Reuters) - O presidente-executivo da Tesla (NASDAQ:TSLA) (BVMF:TSLA34), Elon Musk, exibiu nesta sexta-feira um protótipo do seu robô humanóide “Optimus”, prevendo que a fabricante de veículos elétricos será capaz de produzir milhões e vendê-los por menos de 20 mil dólares --menos de um terço do preço de um Modelo Y.

Musk disse esperar que a Tesla esteja pronta para receber pedidos do robô em três a cinco anos e descreveu um esforço para desenvolver o produto ao longo de uma década ou mais, a visão mais detalhada fornecida por ele até hoje sobre um negócio que ele diz que pode ser maior do que a receita de veículos elétricos da Tesla.

O esforço da Tesla para projetar e construir robôs em massa que também serão testados para trabalho em fábricas diferencia a companhia de outras fabricantes que têm feito experimentos com robôs humanóides.

A tão esperada revelação de protótipos de robôs no escritório da Tesla em Palo Alto, na Califórnia, também fez parte do que Musk descreveu como um esforço para que a Tesla seja vista como líder em áreas como inteligência artificial, e não apenas uma empresa que fabrica “carros legais”.

Um robô-teste experimental que, segundo a Tesla, foi desenvolvido em fevereiro apareceu para acenar à multidão na sexta-feira, e a Tesla exibiu um vídeo dele fazendo tarefas simples, como regar plantas, carregar caixas e levantar barras de metal em uma estação de produção na fábrica da empresa na Califórnia.

Mas uma versão mais simplificada, que Musk disse estar mais perto do que o esperado por ele para ser colocada em produção, teve que ser lançada em uma plataforma e fez um aceno lento para a multidão. Musk o chamou de Optimus e disse que o robô será capaz de andar em algumas semanas.

"Ainda há muito trabalho a ser feito para refinar o Optimus e provar isso", disse Musk, acrescentando posteriormente: "Acho que o Optimus será incrível em cinco ou 10 anos, fora de série".

Ele disse que os robôs humanóides existentes “faltam um cérebro” --e a capacidade de resolver problemas por conta própria. Por outro lado, disse ele, o Optimus será um "robô extremamente capaz" que a Tesla pretende produzir na escala dos milhões.