Roteiristas em greve ​​apontam concorrência desleal de Disney, Amazon e Netflix

Reuters

Publicado 17.08.2023 19:10

Por Lisa Richwine e Dawn Chmielewski

LOS ANGELES (Reuters) - O Sindicato dos Roteiristas da América (WGA, na sigla em inglês) cobrou nesta quinta-feira que os reguladores federais aumentem sua supervisão sobre o setor de streaming, dizendo que Walt Disney (NYSE:DIS), Amazon.com (NASDAQ:AMZN) e Netflix (NASDAQ:NFLX) acumularam muito poder.

O sindicato, que está em greve desde 2 de maio, emitiu um relatório argumentando que as três empresas estavam prestes a se tornar "os novos guardiões da mídia" e abusaram de suas posições "para prejudicar ainda mais os concorrentes, aumentar os preços para os consumidores e reduzir os salários da força de trabalho criativa".

A entidade instou os reguladores a bloquearem qualquer consolidação adicional no setor, "investigar proativamente questões e resultados anticompetitivos" e aumentar a regulamentação e supervisão do negócio de streaming.

Representantes da Disney, Amazon e Netflix não responderam imediatamente aos pedidos de comentário.

Um porta-voz da Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) dos EUA citou comentários recentes feitos pela presidente da FTC, Linda Khan, em um podcast.