Rússia proíbe pagamentos a estrangeiros detentores de títulos denominados em rublos e ações

Reuters

Publicado 02.03.2022 08:36

MOSCOU (Reuters) - Investidores estrangeiros estão efetivamente presos às suas carteiras em ações russas e títulos denominados em rublos, depois que o banco central da Rússia suspendeu temporariamente os pagamentos e os principais sistemas de liquidação no exterior pararam de aceitar ativos russos.

Moscou está impedindo que investidores estrangeiros, que detêm dezenas de bilhões de dólares em ações e títulos russos, deixem seus ativos, depois que a invasão da Ucrânia desencadeou uma onda de sanções econômicas e uma hemorragia nos mercados russos.

O Banco da Rússia disse nesta quarta-feira que proibiu o pagamento de cupons para investidores estrangeiros detentores de dívida soberana denominada em rublos, e as empresas russas também foram impedidas de pagar dividendos a acionistas estrangeiros. A autoridade monetária não especificou quanto tempo as restrições, que não se aplicam a investidores locais, vão durar.

"Os emissores são elegíveis para tomar decisões sobre o pagamento de dividendos e pagamentos de outros títulos", disse o banco central em comunicado. "Mas pagamentos reais... para clientes estrangeiros não serão feitos. Isso também se aplica à dívida soberana denominada em rublos."

Os estrangeiros detinham cerca de 3 trilhões de rublos (28 bilhões de dólares) em dívida soberana denominada em rublos de um mercado total de 15,5 trilhões de rublos, segundo dados do banco central de 1º de fevereiro.

O BC russo também disse nesta quarta-feira que vai suspender temporariamente as transferências de entidades e indivíduos legais estrangeiros de vários países para contas no exterior.

O banco ainda disse que vai limitar temporariamente as transferências a alguns países ao equivalente de 5 mil dólares por mês para não residentes que não têm uma conta.

O sistema russo para supervisionar a venda de títulos disse separadamente que estava limitando as opções de pagamento de ativos russos para indivíduos e empresas estrangeiras, bem como o direito de transferir esses ativos, de acordo com uma solicitação do banco central.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os maiores sistemas de liquidação do mundo, Euroclear e Clearstream, não estão mais aceitando ativos russos, efetivamente fechando uma rota de saída para investidores estrangeiros.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações