Sabesp sobe quase 5% com possível mudança na MP do Saneamento

Investing.com  |  Autor 

Publicado 16.04.2019 10:24

Sabesp sobe quase 5% com possível mudança na MP do Saneamento

Investing.com - Será apresentada nesta terça-feira no Congresso Nacional, pelo governo de Jair Bolsonaro, propostas para alterar a medida provisória de reforma do saneamento básico, o que aceleraria os planos para a privatização das estatais do setor, principalmente a Sabesp (SA:SBSP3). As informações são da edição de hoje do jornal Valor Econômico.

Dessa forma, as ações da estatal paulista registra alta de 4,80% a R$ 41,52, figurando entre as maiores altas do Ibovespa nesta terça-feira.

De acordo com a reportagem, a principal mudança na MP 868, editada pelo ex-presidente Michel Temer, é tornar mais equilibrada a concorrência entre as empresas privadas e companhias públicas (geralmente estaduais) de água e esgoto.

A proposta original trazia como exigência que toda as prefeituras devessem abrir chamadas publicas para contratar novos serviços. Isso poderia levar a uma situação problemática, uma vez que o setor privado se interessaria apenas pelos municípios mais rentáveis e deixaria as localidades deficitárias nas mãos das companhias públicas.

Nessa linha, o governo ouviu entidades do setor que defendiam um mecanismo no qual as estatais que não dependem dos tesouros estaduais pudessem seguir sendo contratadas diretamente, com direito de preferência e sem abertura de chamada pública. Seriam os casos da Sabesp, Sanepar (SA:SAPR11) (PR) e da Compesa (PE).

No entanto, depois de seguidas reuniões, o modelo foi descartado, e chegou-se a um caminho que tenta dar incentivos ao mercado trabalhando com a escala na prestação dos serviços.

O atual modelo dá a titularidade aos municípios do saneamento, mas o governo encontrou uma brecha e vai transferir aos Estados a responsabilidade por definir microrregiões. Assim, podem ser usados critérios como pertencimento à mesma bacia hidrográfica, vizinhança geográfica ou até mesmo uma mistura entre localidades superavitárias e deficitárias. A ideia é que em cada estado sejam criados blocos de munícipios.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações