Saudi Aramco tem lucro recorde de US$161,1 bi em 2022

Reuters

Publicado 12.03.2023 13:08

Por Hadeel Al Sayegh e Maha El Dahan

DUBAI (Reuters) - A gigante petrolífera Saudi Aramco (TADAWUL:2222) divulgou neste domingo um lucro líquido anual recorde de 161,1 bilhões de dólares em 2022, 46% acima do ano anterior, com preços mais altos da energia, aumento de volume vendido e melhoria das margens para produtos refinados.

O lucro, que é cerca do triplo do registrado pela Exxon, acompanha semelhantes resultados publicados por rivais internacionais como BP, Shell (NYSE:SHEL) e Chevron (NYSE:CVX), que também exibiram lucros recorde no ano passado.

Os preços do petróleo tiveram forte volatilidade em 2022, subindo devido a preocupações geopolíticas em meio à guerra na Ucrânia, e depois cedendo pela demanda mais fraca da China e preocupações de contração econômica global.

"Dado que antecipamos que o petróleo e o gás continuarão sendo essenciais para o futuro próximo, os riscos de subinvestimento em nossa indústria são reais --inclusive contribuindo para os preços mais altos da energia", disse o presidente-executivo da Aramco, Amin Nasser, em comunicado de resultados.

Os planos para aumentar a capacidade de produção de petróleo bruto para 13 milhões de barris por dia até 2027 estão no caminho certo, disse a empresa.

Os investimentos da Aramco aumentaram 18%, para 37,6 bilhões em dólares, em 2022, e a empresa disse que espera o patamar deste ano entre cerca de 45,0 bilhões de dólares e 55,0 bilhões de dólares, incluindo investimentos externos.

A Aramco declarou um dividendo de 19,5 bilhões de dólares para o quarto trimestre, um aumento de 4% em relação ao trimestre anterior.

(Reportagem de Hadeel Al Sayegh e Maha El Dahan)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações