SEC tem vantagem sobre a Coinbase na luta legal criptográfica 'crítica', dizem analistas

Investing.com  |  Autor Senad Karaahmetovic

Publicado 06.06.2023 12:42

Os analistas da TD Cowen refletiram sobre os acontecimentos de hoje depois que a Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA processou a exchange de criptomoedas Coinbase Global (NASDAQ:COIN) por supostamente fornecer serviços comerciais ilegais.

Além disso, a SEC disse que a Coinbase está operando um programa ilegal de staking, pois não conseguiu registrar esse serviço junto aos reguladores.

“Alegamos que a Coinbase, apesar de estar sujeita às leis de valores mobiliários, misturou e ofereceu ilegalmente funções de câmbio, corretora e câmara de compensação”, disse o presidente da SEC, Gary Gensler.

“Em outras partes de nossos mercados de valores mobiliários, essas funções são separadas. As alegadas falhas da Coinbase privam os investidores de proteções críticas, incluindo livros de regras que impedem fraude e manipulação, divulgação adequada, salvaguardas contra conflitos de interesse e inspeção de rotina pela SEC.”

Como resultado, as ações da Coinbase caíram 16% na terça-feira, depois de cair 9% na segunda-feira, depois que a SEC dos EUA processou a rival da Coinbase, Binance, e seu fundador, Changpeng Zhao.

Analistas acreditam que a decisão nesta luta legal “poderia forçar os democratas a se comprometer e pressionar o Congresso a aprovar um projeto de lei regulatório cripto”. Se a SEC perder a luta, poderá forçar o presidente Biden e os democratas a chegar a um acordo sobre sua posição.

“Isso precisa ser visto em conjunto com o litígio que a SEC moveu ontem contra a Binance, já que as duas queixas alegam muitas das mesmas violações. Supondo que a Binance lute, ela poderia estabelecer duas decisões judiciais que poderiam esclarecer a lei”, acrescentaram em nota.

Os analistas também acreditam que um desenvolvimento “crítico” nessa luta legal pode ocorrer se a SEC solicitar uma liminar temporária para impedir que a Coinbase continue a negociar tokens em sua plataforma ou a fornecer serviços de apostas.

“Uma briga por uma liminar temporária pode dar uma vantagem à Coinbase, já que o padrão legal para uma liminar temporária é mais alto do que para ganhar o caso por seus méritos”, acrescentaram.

No geral, os analistas destacam que apenas o Congresso pode “acabar com o caos político” em torno do ecossistema criptográfico. Embora o desenvolvimento de hoje não seja positivo para a Coinbase, é positivo para o espaço criptográfico mais amplo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

“Quanto aos méritos deste caso, damos vantagem à SEC, já que a SEC decide quais casos apresentar. Também acreditamos que os juízes podem relutar em concluir que o governo federal não tem poder para regular os produtos criptográficos com desempenho semelhante aos produtos financeiros tradicionais”, concluíram.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações