Sem NY, queda do minério pesa e Ibovespa cai; mas defende o nível dos 128 mil pontos

Estadão Conteúdo

Publicado 19.02.2024 08:23

Atualizado 19.02.2024 11:40

Sem NY, queda do minério pesa e Ibovespa cai; mas defende o nível dos 128 mil pontos

A desvalorização das commodities pesa e o Ibovespa cai desde a abertura nesta segunda-feira, após dois pregões seguidos de ganhos. Na sexta-feira, fechou em alta de 0,72%, aos 128.725,88 pontos, com elevação semanal de 0,55%.

Hoje, a liquidez tende a diminuir e a volatilidade não pode ser descartada, por conta do fechamento dos mercados dos Estados Unidos em razão do feriado ao Dia do Presidente, além da agenda esvaziada. Na Europa, as bolsas europeias cedem moderadamente. Aqui, tem o retorno dos trabalhos no Congresso.

"Esta semana é mais esvaziada em relação a dados econômicos e hoje tem feriado nos Estados Unidos, e isso deve influenciar o volume da Bolsa", diz Gabriela Sporch, analista da Toro Investimentos, em nota.

No Ibovespa, destaque à queda das ações ligadas ao minério, que fechou em baixa de 0,52% em Dalian na volta do longo feriado na China, e em dia de desvalorização em torno de 3% em Cingapura. Só Vale ON (BVMF:VALE3) perdia cerca de 1,00% perto das 11 horas, contaminando os demais papéis do segmento metálico. Como as ações da mineradora têm peso relevante na carteira, perto de 13%, respondiam por quase a metade do recuo do Ibovespa. Nesta semana, a Vale divulgará seu balanço do quarto trimestre.

"Pode se dizer que a queda é quase toda por conta do recuo minério de ferro. O restante dos papéis, no geral, está quase todo positivo", observa o estrategista-chefe da Monte Bravo, Alexandre Mathias.

As preocupações com o desaquecimento da segunda economia do mundo seguem no radar. Em 2023, a China registrou o menor aumento de investimento estrangeiro direto em mais de duas décadas. Apesar desses sinais de fraqueza, o banco central da China (PBoC) deixou o nível da sua linha de empréstimo de médio prazo - conhecida como MLF - de um ano inalterado em 2,5%, mas analistas preveem corte nas principais taxas.

O que atenua a queda do Ibovespa é a alta de algumas ações ligadas ao consumo, embora o viés negativo dos juros futuros iniba o movimento.

Nesta manhã, foi divulgado o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). O indicador subiu 0,82% em dezembro, superando a mediana das previsões, de 0,80%, e cresceu 2,45% em 2023, também acima da mediana de 2,30%.

Às 11h07, o Ibovespa caía 0,39%, aos 128.227,65 pontos, ante recuo mínima aos 128.096,54 pontos (-0,49%) e máxima aos 128.719,87 pontos (variação zero). Vale ON cedia 1,29%, enquanto Petrobras (BVMF:PETR4) subia 0,07% (PN) e ON cedia 0,29%. Carrefour (BVMF:CRFB3), que divulga balanço hoje, cedia 1,98%. Entre os grandes bancos, o sinal era de baixa moderada em sua maioria. Só Itaú Unibanco (BVMF:ITUB4) PN subia, 0,20%.

Entre as maiores altas, destaque para Cogna (BVMF:COGN3), com 2,48%, Pão de Açúcar (BVMF:PCAR3), com 1,54%, por exemplo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações