Será um 2023 difícil para as ações europeias, diz Goldman Sachs

Investing.com

Publicado 24.11.2022 12:03

Atualizado 24.11.2022 13:52

Por Alessandro Albano

Investing.com - O STOXX 600 foi um dos índices globais com melhor desempenho no último período, também graças à resiliência demonstrada pelas empresas europeias no terceiro trimestre diante de uma situação econômica difícil para dizer o mínimo.

O ano de 2023, no entanto, pode não trazer tantas surpresas positivas. A dizê-lo são os analistas da Goldman Sachs (NYSE: GS), que no último relatório sobre acções europeias apontam como as margens vão ser pressionadas "pelo aumento de custos, materiais, mão-de-obra, juros taxas e impostos".

Estes custos, que “serão mais difíceis de repercutir em caso de recessão”, e que levaram o banco de investimento a prever que o LPA do STOXX 600 cairá 8% no próximo ano, portanto abaixo do consenso do mercado.

Do lado positivo, explica o GS, a quebra “será mais contida do que a média histórica”, já que em recessão a contração dos lucros europeus é de 30%, pelo que “o top-line provavelmente será mais elevado”.

A isto juntam-se os efeitos da taxa de câmbio e do volume de negócios das grandes ações europeias, que, explica Goldman, “fazem cerca de 55% das suas vendas fora da Europa, pelo que esperamos um crescimento positivo do PIB mundial”.

Do lado técnico, o mercado europeu está "com um grande desconto" em relação aos EUA, mas as avaliações não estão em seus mínimos anteriores e os riscos "permanecem altos e negativos".

“A guerra em curso na Ucrânia, os problemas de dívida em alguns países como Itália, a crise económica e financeira e a possível mudança para QT por parte do BCE, representaram fatores de risco para as ações da região”, segundo GS.

Talvez o aspecto mais importante para a Europa seja a restrição energética. o gigante do investimento espera que o gás Dutch TTF volte a 180 €/MWh, portanto acima dos contratos a prazo, após a questionável proposta da Comissão sobre o teto para importações fixado em 275 euros que está recebendo várias críticas da França, Itália , e outros Estados membros.

Finalmente, o Goldman estabeleceu um preço-alvo para o marco europeu em 390 em três meses, 410 em seis meses e 450 em 12 meses, com um retorno total de 8% em 12 meses.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações