Serviços de Amazon e Microsoft enfrentam investigação antitruste no Reino Unido

Reuters

Publicado 05.04.2023 11:24

Atualizado 05.04.2023 12:10

LONDRES (Reuters) - Amazon (NASDAQ:AMZN) e Microsoft (NASDAQ:MSFT) enfrentam uma investigação antitruste no Reino Unido depois que o órgão regulador do setor de comunicações britânico disse que alguns aspectos do mercado de computação em nuvem, incluindo a exigência de taxas para mudar de fornecedor, são motivo de preocupação.

A agência Ofcom, que começou a investigar serviços de computação em nuvem no ano passado, disse estar particularmente preocupada com as práticas da Amazon Web Services (AWS) e da Microsoft devido às suas participações de mercado e planeja solicitar que o regulador de concorrência investigue.

Amazon e Microsoft juntas têm uma participação de mercado de 60 a 70%. O Google (NASDAQ:GOOGL), seu concorrente mais próximo, tem fatia de 5 a 10%.

A Ofcom disse que restrições técnicas e descontos para encorajar os clientes a usarem um único provedor para todas as suas necessidades, mesmo quando há a disponibilidade de alternativas melhores, também podem ser práticas anticompetitivas.

"As altas barreiras (impostas) para a troca já estão prejudicando a concorrência em um mercado em rápido crescimento", disse o diretor da Ofcom, Fergal Farragher.

O negócio multibilionário de computação em nuvem tem atraído a atenção de reguladores na Europa, assim como no Reino Unido.

A Microsoft se ofereceu para mudar suas práticas a fim de solucionar as reclamações antitruste apresentadas aos reguladores da UE por concorrentes menores, disse uma fonte com conhecimento direto do assunto no mês passado.

O Google, contudo, disse que tal movimento não resolve as preocupações mais abrangentes em relação aos termos de licenciamento da Microsoft.

Tanto Microsoft quanto AWS disseram que continuarão trabalhando com a Ofcom antes da publicação do relatório final do órgão em outubro.