Setor de educação avança na bolsa com expectativas sobre novo Fies

Reuters

Publicado 18.07.2023 18:06

Por Patrícia Vilas Boas

SÃO PAULO (Reuters) - As ações de educação mostraram desempenho robusto na bolsa paulista nesta terça-feira, com Yduqs (BVMF:YDUQ3) e Cogna (BVMF:COGN3) entre as maiores altas do Ibovespa, na sequência de declarações do ministro da Educação sobre o novo Fies.

Em entrevista à CNN Brasil nesta terça-feira, o ministro Camilo Santana disse que projeto que regulamenta o novo Fies quer combater a inadimplência do programa e deve ser apresentado até o final do mês.

"Vai ser uma decisão do presidente Lula se vai encaminhar como MP (medida provisória) ou como PL (projeto de lei) para o Congresso Nacional para corrigir e garantir que o Fies volte a ser um instrumento de financiamento para aqueles que não têm condições de pagar a universidade", afirmou o ministro.

A educação foi uma das bandeiras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua campanha ao Palácio do Planalto.

Os papéis da Yduqs fecharam em alta de 7,11%, a 20,35 reais, enquanto as ações da Cogna valorizaram-se 3,76%, a 3,31 reais, ambas ganhando fôlego no começo da tarde. O Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, caiu 0,32%.

Fora do Ibovespa, Ânima (BVMF:ANIM3), Cruzeiro do Sul (BVMF:CSED3) Educacional e Ser Educacional (BVMF:SEER3) avançaram 5,45%, 2,28% e 7,91%, respectivamente.

Apesar da falta de detalhes e da decisão final pendente pelo Ministério da Educação, analistas do Itaú BBA consideraram os comentários positivos para as empresas de ensino superior, embora ainda precisem saber quantas bolsas por ano o governo pretende oferecer para tentar quantificar o valor a ser gerado pelo programa.

"Acreditamos que Cogna e Yduqs têm maior probabilidade de se beneficiar mais do novo programa, devido à sua maior exposição às classes socioeconômicas C e D e sua posição dominante no segmento presencial", acrescentaram em nota enviada a clientes.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações