Setor do aço espera altas discretas de vendas e produção em 2022, retomará conversas com EUA

Reuters

Publicado 02.12.2021 15:07

Atualizado 02.12.2021 17:00

SÃO PAULO (Reuters) -A entidade que reúne os produtores de aço bruto no Brasil informou nesta quinta-feira que espera que o volume da liga a ser produzido no país em 2022 cresça 2,2%, após uma expansão esperada para este ano de 14,7%.

A entidade Aço Brasil, que reúne síderúrgicas como Gerdau (SA:GGBR4) e Usiminas (SA:USIM5), estima que a produção de aço bruto no país no próximo ano seja de 36,8 milhões de toneladas.

A expectativa para as vendas é de expansão de 2,5%, para 23,3 milhões de toneladas e a previsão para o consumo aparente, que inclui as vendas internas e importações, é de alta de 1,5%, para 27 milhões de toneladas.

As projeções são consideradas positivas pela entidade, apesar da desaceleração de alguns setores da economia como o de veículos e construção civil, um dos maiores consumidores de aço do país e que tem registrado declínio de vendas nos últimos meses.

"A expectativa é que 2022 vai ser um ano muito bom", disse o presidente do conselho diretor do Aço Brasil, Marcos Faraco, em entrevista a jornalistas. "Acreditamos que os patamares de demanda que estamos vendo agora se sustentam para 2022", afirmou o executivo.

Na avaliação de Faraco, a desaceleração sentida agora na construção residencial poderá ser compensada pelo avanço do setor de infraestrutrua que este ano foi marcado por uma série de leilões de concessão e privatização em áreas que incluíram saneamento, transportes e energia.

Por sua vez, o presidente-executivo do Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, afirmou durante a entrevista que as projeções baseiam-se na "convicção que o PIB em 2022 ficará acima de 2% (de crescimento)".

Em outubro, a produção brasileira de aço bruto cresceu 3,1% sobre o resultado de um ano antes, mas recuou 3,5% ante o divulgado pela associação para setembro. As vendas da liga no mês passado mostraram retração de 14,7% na comparação anual e queda de 13,2% na mensal.

Os dados de novembro serão informados em meados deste mês, afirmou a entidade. Por ora, o Aço Brasil estima que o setor deverá fechar 2021 com produção de cerca de 36 milhões de toneladas de aço bruto, alta de 14,7%, e vendas internas de 22,8 milhões de toneladas, expansão de 17%. O consumo aparente deve avançar 24,3%, para 26,7 milhões de toneladas.

Questionado sobre o risco visto no exterior sobre a nova variante Ômicron do coronavírus, Faraco afirmou que por ora é "sinal de atenção, não de alerta".

EUA

Lopes informou ainda que o setor siderúrgico vai participar de uma retomada de negociações comerciais com os Estados Unidos a partir de janeiro, durante a ida de uma delegação brasileira a Washington.

Segundo ele, as siderúrgicas nacionais vão pedir a retirada dos produtos semiacabados, por exemplo placas que usinas norte-americanas transformam em produtos como portas de carros, do regime de quotas que limita as exportações do setor aos EUA a 3,5 milhões de toneladas por ano. Cerca de 89% das exportações de aço do Brasil para os EUA são formadas por semiacabados. Além disso, Lopes afirmou que o outro pleito será "a retirada do redutor de 30% de nossas exportações de acabados".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Segundo ele, caso não haja acordo nestas questões, o setor vai tentar então aumentar a quota de exportações de semiacabados para 4 milhões de toneladas por ano e melhorar a quota dos produtos acabados "e nesse caso nós voltaríamos à discussão das 290 mil toneladas que não pudemos exportar em 2020".

(Por Alberto Alerigi Jr.; edição André Romani)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações