Shell sobe com a promessa de lucro inesperado para acionistas após venda da Bacia Permiana

Investing.com

Publicado 21.09.2021 06:52

Atualizado 21.09.2021 12:58

Por Dhirendra Tripathi

Investing.com – As ADRs da Royal Dutch Shell (NYSE:RDSa) eram negociadas com alta de 3,9% às 12h55 (horário de Brasília) de terça-feira, com os planos da gigante de energia de repassar aos acionistas grande parte dos proventos resultantes da venda dos ativos na Bacia Permiana à ConocoPhillips (NYSE:COP) (SA:COPH34).

No Brasil, os BDRs da petroleira (SA:RDSA34) subiam 3,1%.

Segundo o acordo anunciado pelas empresas na segunda-feira, a Shell concordou em vender todos os seus ativos na Bacia Permiana, o campo de petróleo mais ativo dos EUA, à ConocoPhillips por cerca de US$ 9,5 bilhões. Com isso, a Shell pretende repassar aos acionistas US$ 7 bilhões, sob a forma de dividendos e recompras. Esse montante se soma aos 20%-30% em fluxo de caixa de operações que a empresa planeja transferir aos seus acionistas como rotina.

O valor restante será usado para fortalecer o balanço, disse a empresa.

O acordo faz parte de uma mudança mais generalizada em toda a indústria em direção a energias mais limpas, forçando a Shell a se concentrar em suas atividades de alto carbono mais rentáveis e construir uma carteira de ativos de baixo carbono. Ainda na semana passada, a Shell anunciou planos para construir uma das maiores instalações de biocombustíveis da Europa, uma unidade de 820.000 toneladas por ano nos Países Baixos.

A saída da Shell da Bacia Permiana é um reconhecimento de que o custo para expandir sua presença na região para uma escala ideal é muito alto. 

O acordo com a ConocoPhillips ofuscou o outro anúncio feito pela Shell na segunda-feira sobre as operações na sua plataforma West Delta no Golfo do México. De acordo com a empresa, o furacão Ida causou danos estruturais significativos nas suas instalações offshore. As instalações da plataforma WD-143 "A" estarão off-line para reparos até o final de 2021, e as instalações da plataforma WD-143 "C" somente estarão operacionais no quarto trimestre do atual exercício, de acordo com a empresa.

Neste momento, a empresa disse que cerca de 60% da sua produção no Golfo do México foi retomada.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações