Shoppings tiveram queda de 68,7% nas vendas até o dia 14 de junho, diz jornal

Investing.com

Publicado 23.06.2020 11:03

Atualizado 23.06.2020 11:47

Por Gabriel Codas

Investing.com - Entre os dias 2 de março e 14 de junho deste ano, a pandemia do novo coronavírus causou queda de 68,7% nas vendas dos shoppings. Os dados são de levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em matéria publicada nesta terça-feira na edição da Coluna do Broadcast, do jornal O Estado de S.Paulo.

Apesar disso, o entendimento do setor é que o pior momento já passou. O presidente da entidade, Glauco Humai, destaca que o fundo do poço foi em meados de abril, quando a queda de faturamento foi de 87%.

Com as medidas de flexibilização da pandemia, as perdas foram reduzidas mesmo com horários e capacidade reduzida. No fim de semana do Dia dos Namorados, por exemplo, as vendas foram “só” 26% menores do que na mesma data comemorativa do ano anterior.

A estimativa é que o estejam abertos 79%, o que representa um total de 448 shoppings. Com a reabertura, lojas de telefonia e eletrodomésticos têm conseguido arcar com os custos e atingir algum lucro.

Humai afirma que manter o funcionamento reduzido a 8 horas em algumas cidades e a 4 horas em outras, como em São Paulo, não é sustentável.

Restrição

A Aliansce (SA:ALSO3) Sonae Shopping Centers informou que, em função do aumento da ocupação dos leitos nas respectivas redes de saúde locais, devido a evolução da pandemia de Covid-19, os shopping centers Parque D. Pedro Shopping e Uberlândia Shopping, fecharão temporariamente suas operações com funcionamento apenas das atividades essenciais.

 Atualmente, dezenove Shoppings do portfólio próprio estão em operação, o que corresponde a 64% do total de NOI e 58% da ABL própria.

Os ativos que se encontram temporariamente fechados seguem funcionando com as atividades de delivery e Drive-Thru & Pick-up, além dos serviços essenciais.

Já a Iguatemi (SA:IGTA3) Empresa de Shopping Centers informou o fechamento temporário do I Fashion Outlet Novo Hamburgo, enquanto durar a determinação da Autoridade Pública. Restaurantes e estabelecimentos de alimentação poderão funcionar exclusivamente na modalidade de delivery e drive thru, no horário das 12h às 20h.

Já o Iguatemi Porto Alegre e Praia de Belas estarão funcionando em horário reduzido das 11h30 às 20h apenas para as operações consideradas essenciais (farmácia, estabelecimentos e serviços na área da saúde, óticas, Policia Federal, supermercado, bancos, terminais de autoatendimento, correios, lotéricas e alimentação), permanecendo permitido para estas operações os sistemas de delivery e drive thru. Restaurantes e estabelecimentos de alimentação deverão funcionar com atendimento presencial somente das 11h30 às 17h (na modalidade de Delivery e Drive Thru o atendimento poderá ser até às 22h).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

No caso da Multiplan (SA:MULT3), mantém-se permitidas em Canoas, com horários restritos, o funcionamento de operações de serviços essenciais à sociedade localizadas em shopping centers, tais como supermercados, farmácias e bancos, além de operações na modalidade delivery, take-away e drive-thru. As outras atividades comerciais estão suspensas no município.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações