Ásia: bolsas fecham em forte baixa, após Fed sinalizar aumento de juros em março

Estadão Conteúdo

Publicado 27.01.2022 04:12

Atualizado 27.01.2022 07:40

Ásia: bolsas fecham em forte baixa, após Fed sinalizar aumento de juros em março

As bolsas asiáticas encerraram os negócios desta quinta-feira, 27, em forte baixa, após o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) deixar claro ontem que pretende começar a elevar juros a partir de março.

O índice sul-coreano Kospi liderou as perdas na Ásia, com um tombo de 3,50% em Seul, a 2.614,49 pontos, seu menor nível em 14 meses. O Nikkei teve queda semelhante em Tóquio, de 3,11%, a 26.170,30 pontos, enquanto o Hang Seng recuou 1,99% em Hong Kong, a 23.807,00 pontos, e o Taiex apresentou baixa modesta em Taiwan, de 0,15%, a 17.674,40 pontos.

Na China continental, o Xangai Composto caiu 1,78%, a 3.394,25 pontos, atingindo o menor patamar desde julho do ano passado, e o menos abrangente Shenzhen Composto teve perda maior, de 2,87%, a 2.262,41 pontos, menor nível de fechamento em mais de oito meses.

Nesta quarta-feira, o presidente do Fed, Jerome Powell, sinalizou claramente que o BC americano planeja elevar juros em março, o que não acontece desde dezembro de 2018. Comentários de Powell, que se seguiram à decisão do Fed de manter suas taxas intactas neste mês, geraram expectativas também de que vários outros aumentos de juros serão necessários ao longo do ano para conter pressões inflacionárias e à medida que a economia dos EUA segue se recuperando dos choques da pandemia de covid-19.

Investidores na Ásia também seguem atentos a desdobramentos de tensões geopolíticas entre Ucrânia e Rússia.

Na Oceania, a bolsa australiana foi tomada pelo sentimento pós-Fed na volta de um feriado nacional. O S&P/ASX 200 caiu 1,77% em Sydney, a 6.838,30 pontos, e entrou em território de correção, ao acumular perdas de mais de 10% desde o pico atingido em agosto de 2021.

Com informações da Dow Jones Newswires.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações