Ásia: bolsas fecham mistas, focando covid na China e alta de juros na Austrália

Estadão Conteúdo

Publicado 07.06.2022 04:25

Atualizado 07.06.2022 07:40

Ásia: bolsas fecham mistas, focando covid na China e alta de juros na Austrália

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam mistas nesta terça-feira, 7, à medida que investidores ponderaram o otimismo quanto ao relaxamento de restrições na China com preocupações sobre inflação e política monetária. Na Austrália, o banco central aumentou juros em 50 pontos-base, a 0,85%, em ajuste mais agressivo que o esperado.

O índice Xangai Composto encerrou a sessão com ganho de 0,17%, a 3.241,76 pontos, mas o menos abrangente Shenzhen Composto perdeu 0,05%, a 2.072,58 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng cedeu 0,56%, a 21.531,67 pontos. Os negócios chineses devolveram parte da valorização da véspera, depois que várias cidades removeram as rígidas medidas de controle do coronavírus.

Em Taiwan, o Taiex baixou 0,56%, a 16.512,88 pontos. Já o Kospi, referência em Seul, recuou 1,66%, a 2.626,34 pontos, na volta de um feriado na Coreia do Sul. O fortalecimento do dólar ante o won sul-coreano reduziu a demanda por ações no país.

Por outro lado, o Nikkei ganhou 0,10%, a 27.943,95 pontos. O desempenho foi observado na esteira do enfraquecimento do iene, que despencou ao menor nível desde abril de 2002 ante o dólar. O presidente do Banco do Japão (BoJ), Haruhiko Kuroda, voltou a defender a política monetária relaxada, até que a inflação se estabiliza perto da meta de 2%.

Na contramão, o Banco de Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) subiu hoje a taxa básica de juros em meio ponto porcentual, a 0,85%, e sinalizou novos aumentos nos próximos meses. Segundo o ING, a decisão surpreendeu o mercado, que esperava alta de 25 pontos-base, na mesma dimensão do ajuste feito na reunião anterior, em maio.

Nesse ambiente, o índice S&P/ASX 200, na Bolsa de Sydney, fechou em queda de 1,53%, a 7.095,70 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações