Siderúrgicas e mineradores de ferro caem com aproximação da hora da verdade para a Evergrande

Investing.com

Publicado 20.09.2021 06:40

Atualizado 20.09.2021 15:02

Por Dhirendra Tripathi

Investing.com – As ações de produtoras de aço e de minério de ferro sofreram um golpe nos mercados globais na segunda-feira em função dos temores a respeito do efeito cascata da crise em curso na incorporadora China Evergrande (OTC:EGRNY).

Às 15h (horário de Brasília), os ADRs da ArcelorMittal (NYSE:MT) (SA:ARMT34) caíam 8,4%, BHP (NYSE:BHP) 3,2%, Rio Tinto (LON:RIO) (SA:RIOT34) 3,6% e Vale (NYSE:VALE) 6,2% na NYSE. Em outras partes do mundo, a Anglo American (LON:AAL) caiu 4,6% em Londres e a Fortescue Metals (ASX:FMG) fechou em baixa de 3,7% em Sidney, enquanto as ações da Vale (SA:VALE3) na {{0|B3} caíam 5,1%.

As ações da Evergrande caíram mais de 10%, atingindo o menor patamar em 11 anos no pregão em Hong Kong depois que a cambaleante incorporadora começou a vender seus ativos com descontos consideráveis. Os investidores ficaram agitados porque a segunda maior incorporadora imobiliária da China tem um cupom de juros de títulos com vencimento na quinta-feira, segundo a Reuters.

Há temores de que um calote no seu passivo de US$ 300 bilhões possa cristalizar riscos mais amplos no sistema financeiro da China.

As ações do setor de metais e minério de ferro têm sido pressionadas recentemente após as tentativas do maior consumidor em limitar a sua produção de aço ao nível do ano passado, de cerca de 1,05 bilhão de toneladas. Segundo a UBS, a produção deverá ficar perto de 1,07 bilhão de toneladas em 2021-2022 e se manter estável em 2022-2023. Isto é cerca de 5% abaixo da sua previsão anterior de 1,13 bilhão de toneladas.

Também pesa sobre os mercados em geral a incerteza com uma sequência de reuniões de bancos centrais nesta semana, especialmente a do Federal Reserve dos EUA.

O Fed inicia a sua reunião de dois dias na terça-feira. Todos os olhos estão voltados para a provável nota do banco central sobre a cronologia do tapering. De acordo com a Reuters, o consenso do mercado é que o Fed irá seguir com o plano geral de início da retirada do estímulo este ano, porém evitando dar mais detalhes sobre um cronograma por pelo menos um mês.

 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações