Smurfit Kappa e WestRock acertam fusão que cria gigante de embalagens de US$20 bi

Reuters

Publicado 12.09.2023 08:23

Por Padraic Halpin e Yadarisa Shabong

DUBLIN (Reuters) - A irlandesa Smurfit Kappa (IR:SKG) e a rival norte-americana WestRock (NYSE:WRK) anunciaram nesta terça-feira acordo para uma fusão que criará a maior empresa de papel para embalagens listada em bolsa do mundo, avaliada em quase 20 bilhões de dólares.

As ações da Smurfit Kappa caíram 10%, enquanto no pré-mercado a WestRock subiu 7,2%, pois os analistas disseram que o prêmio pago pela maior empresa de papel e embalagens da Europa foi maior do que a maioria de seus investidores esperava.

Os acionistas da WestRock receberão uma ação da nova empresa, chamada Smurfit WestRock, e 5 dólares em dinheiro para cada ação que possuírem, o que equivale a um preço de 43,51 dólares por ação, informaram as empresas.

Analistas do JP Morgan e da Jefferies questionaram o prêmio de 36% sobre o preço de fechamento de 31,88 dólares da WestRock em 6 de setembro - um dia antes da divulgação das negociações entre as duas companhias. O JP Morgan disse que a maioria dos investidores com quem conversou presumia um prêmio de 15% a 20%.

O acordo representa um prêmio de 28% em relação ao preço de fechamento da WestRock na segunda-feira.

O presidente-executivo da Smurfit Kappa, Tony Smurfit, que assumirá a mesma função na nova empresa ao lado de seu diretor financeiro, Ken Bowles, e do presidente, Irial Finan, chamou o acordo de "um momento decisivo no setor global de embalagens".

Os acionistas da Smurfit Kappa receberão uma nova ação da Smurfit WestRock para cada ação que possuírem. Espera-se que eles controlem cerca de 50,4% da nova empresa após a conclusão do negócio, prevista para o segundo trimestre de 2024.

COVID

As empresas de embalagens, que no Brasil têm a Klabin (BVMF:KLBN11) como maior do setor, se beneficiaram de um boom na demanda por seus produtos voltados ao comércio eletrônico durante a pandemia, mas têm enfrentado dificuldades para igualar esses volumes desde que o consumo em lojas físicas voltou a subir e os produtores começaram a reduzir os estoques de embalagens.

A Smurfit, que opera em 22 países europeus e 13 na América do Sul, Central e do Norte, relatou uma queda no lucro do primeiro semestre no mês passado, pois teve dificuldades para compensar o declínio nos volumes.

No entanto, a empresa disse que o primeiro aumento nas vendas de caixas na Europa em um ano sugere que as reduções de estoque por parte dos clientes estão chegando ao fim e que haverá espaço para aumentar os preços das embalagens novamente à medida que a demanda se recupera.

Embora a WestRock tenha superado as expectativas de Wall Street em relação ao lucro do terceiro trimestre, ela disse que continua concentrada em simplificar seu portfólio e reduzir ainda mais os custos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O JP Morgan estimou que a entidade combinada terá uma participação de cerca de 20% no mercado de embalagens de papelão ondulado na Europa e na América do Norte, onde a WestRock é a maior empresa.

As empresas tiveram um lucro ajustado combinado de 5,5 bilhões de dólares e receita de cerca de 34 bilhões para o ano encerrado em 30 de junho, o que tornará a Smurfit WestRock o maior grupo global de embalagens listado em bolsa por receita, segundo o comunicado das empresas.

A entidade combinada terá como meta uma economia de custos antes dos impostos de mais de 400 milhões de dólares no final do primeiro ano completo após a conclusão.

Isso pode fazer com que a transação aumente em mais de 20% o lucro por ação da Smurfit Kappa, segundo o comunicado.

A Smurfit WestRock terá sede em Dublin, Irlanda, país com baixos impostos, e será listada em Nova York e também terá uma listagem padrão na Bolsa de Valores de Londres.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações