Social commerce turbina vendas digitais e reduz CAC de startups e varejistas

Mercado News

Publicado 23.06.2021 09:45

Atualizado 23.06.2021 10:11

Social commerce turbina vendas digitais e reduz CAC de startups e varejistas

A interação em rede social para atrair clientes, dentro do chamado social commerce, tem sido cada vez mais um pilar central da estratégia de plataformas e varejistas digitais, inclusive listadas na B3 (SA:B3SA3), com redução do custo de aquisição de clientes (CAC) e aumento do engajamento para o e-commerce.

Empresas como o Banco Inter (SA:BIDI11), Méliuz (SA:CASH3), Locaweb (SA:LWSA3) e Westwing (SA:WEST3), cujas ações têm atraído a atenção de investidores na Bolsa brasileira, conseguem agregar valor com essa estratégia digital para turbinar o tráfego e fortalecer a marca.

O social commerce se dá na realização de venda nas redes sociais ou na imitação de uma rede em plataforma, por meio da interação entre clientes por comentários e avaliações. Trata-se de uma ferramenta relevante para o setor de e-commerce, que cresceu 41% no Brasil em 2020, segundo a consultoria Ebit-Nielsen, a partir do “fique em casa” em razão da pandemia, e deve passar por um ajuste neste ano – até pela forte base comparativa. De qualquer forma, a jornada acabou se transformando.

Em entrevista ao Mercado News, Andres Mutschler, CEO da Westwing, empresa de casa e decoração que utiliza o social commerce, contou que sua plataforma, por ser mais próxima de uma rede social do que uma loja de e-commerce tradicional, possui um engajamento muito alto, diminuindo a necessidade de investimento em marketing para atrair as pessoas.

Na visão do analista Luis Sales, estrategista-chefe da Guide Investimentos, o método é difícil de se implementar, mas, de fato, pode gerar efeito de escala, de boca a boca nas redes sociais: “Magazine Luiza (SA:MGLU3) faz isso bem, Natura (SA:NTCO3) através das revendedoras. É um modelo provado, mas nem todo mundo consegue aplicar.”

h2 Banco Inter (SA:BIDI4)/h2

A escuta social (social listening) representa um dos destaques da estratégia do Banco Inter, que abriu 1,7 milhão de novas contas no primeiro trimestre, fechando o período com 10,2 milhões de clientes, a partir do uso de redes sociais em seu marketplace, segundo a gerente de branding do Inter, Roberta Oliveira.

Sobre os benefícios, ela ressalta que para o Inter Shop, a lógica do canal também permite repetir o contato com a marca. Isso contribui para redução de CAC em novos clientes e para ativação em compras de correntistas atuais, sendo um ótimo meio para campanhas de remarketing da empresa que atingiu mais de 4 milhões de impressões nos conteúdos nos últimos 2 meses.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

“O resultado disso é, novamente, a redução do CAC e atração de novos consumidores para outras avenidas do Inter, como a parte de banking, com novas aberturas de contas digitais, por exemplo”, afirma Oliveira.

h2 Méliuz/Promobit/h2

A Méliuz, pioneira em cashback no Brasil com sua plataforma digital que conecta usuários e lojas parceiras, adquiriu o Promobit em maio deste ano, comunidade de troca de informações de ofertas e cupons e destaque em seu e-commerce.

Fábio Carneiro, diretor operacional do Promobit, diz que o social commerce gera um boca a boca e acaba motivando o compartilhamento do Promobit com pessoas próximas. “Principal vantagem no nosso formato de social é que acaba gerando consumo por oportunidade.“

Carneiro assegura que o social commerce é um diferencial de valor para a empresa, que possui um tráfego mensal de mais de 9 milhões de visitas. Para ele, a estratégia tem ganhado relevância tanto pelo modelo de influenciadores mas também com o surgimento de plataformas que oferecem uma experiência mais completa de consumo.

h2 Locaweb/Tray/h2

A Locaweb, que hospeda sites e busca fazer empresas nascerem e prosperarem por meio da tecnologia, registrou um aumento de 116,6% em seu valor bruto de mercadoria (GMV) via e-commerce no primeiro trimestre de 2021. A companhia adquiriu a plataforma de e-commerce Tray, que enxerga a rede social como uma peça fundamental para gerar alcance e aquisição, pois “é onde as pessoas estão”, afirma o diretor comercial e de marketing da Tray, Thiago Mazeto.

Ao tratar do potencial do mercado no Brasil, Mazeto recorre ao exemplo da China, onde 52% de tudo que é vendido é online. “Na China, o e-commerce e social commerce é algo fantástico. Lá não tem Google (NASDAQ:GOOGL) (SA:GOGL34), então os influencers não são remunerados por AdSense; eles precisam do e-commerce.”

Segundo ele, a Tray está com um programa com mais de 23 embaixadores da marca e que estão trabalhando com as redes sociais como canal com nutrição de conteúdo. “Temos integrações com Instagram. Vamos lançar uma integração nova com outras redes sociais que permite que ele [o cliente] tenha a loja dele e faça as vendas nas redes sociais”, conta Mazeto.

h2 Mosaico e Enjoei/h2

Em meio ao potencial de longo prazo e aumento das forças competitivas, o analista Luis Sales, da Guide, vê com bons olhos a Mosaico (SA:MOSI3), empresa especializada em conteúdo comercial digital dona de Buscapé e Zoom, cujo valor bruto de mercadoria (GMV) cresceu 28,7% no primeiro trimestre de 2021. Ele cita também o Enjoei (SA:ENJU3), de comércio eletrônico de consumo colaborativo, que inicialmente nasceu como um blog, como um bom apelo de social commerce.

Por Mercado News

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações