Soros avalia riscos de depressão global, 3ª Guerra Mundial e 'fim da civilização'

Investing.com

Publicado 25.05.2022 02:38

Atualizado 25.05.2022 11:39

Investing.com - Em um discurso para os menos alarmistas, o famoso investidor bilionário George Soros falou ontem à margem do Fórum de Davos sobre os riscos da depressão global e até mesmo de uma eventual Terceira Guerra Mundial, bem como a queda da civilização, como um resultado da guerra na Ucrânia.

Em seu jantar anual no Fórum Econômico Mundial, Soros disse que o curso da história mudou drasticamente desde o último evento em Davos, na Suíça.

"A Rússia invadiu a Ucrânia. Isso abalou a Europa em sua essência", disse ele à plateia.

"A União Europeia (UE) foi criada para evitar que algo assim aconteça. Mesmo quando os combates cessarem, como acabará por acontecer, a situação nunca voltará ao status quo anterior. De fato, a invasão russa pode vir a ser o início de uma guerra Terceira Guerra Mundial, e nossa civilização pode não sobreviver a ela."

De acordo com Soros, outras questões que preocupam a humanidade, como pandemias, mudanças climáticas e evitar uma guerra nuclear, tiveram que ficar em segundo plano. "É por isso que digo que nossa civilização pode não sobreviver", acrescentou mais tarde.

Ele se concentrou particularmente no tema das mudanças climáticas:

"No entanto, os especialistas nos dizem que já estamos muito atrasados ​​e que a mudança climática está prestes a se tornar irreversível. Isso pode ser o fim de nossa civilização", disse ele.

Recordemos que a invasão da Ucrânia pela Rússia suspendeu completamente a transição energética, com os mercados energéticos mundiais gravemente desestabilizados, levando a um regresso ao uso do carvão, os países ocidentais à procura desesperadamente de alternativas aos hidrocarbonetos russos.

Soros chamou essa situação de "particularmente assustadora". "A maioria de nós aceita a ideia de que um dia teremos que morrer, mas damos como certo que nossa civilização sobreviverá", disse ele.

"Portanto, devemos mobilizar todos os nossos recursos para acabar com a guerra rapidamente. A melhor e talvez a única maneira de preservar nossa civilização é derrotar [o presidente russo Vladimir] Putin. Isso é o principal", acrescentou.

Por Investing.com França

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações