Southwest Airlines tem 1º lucro trimestral em dois anos

Reuters

Publicado 27.01.2022 12:05

Atualizado 27.01.2022 12:26

Por Rajesh Kumar Singh

CHICAGO, Estados Unidos (Reuters) - A companhia aérea norte-americana Southwest Airlines (NYSE:LUV) (SA:S1OU34 )divulgou na quinta-feira o primeiro lucro trimestral em dois anos, após uma recuperação nas viagens de férias antes do surto de Ômicron e espera ser lucrativa em 2022.

A empresa previu impacto de 330 milhões de dólares na receita nos dois primeiros meses deste trimestre devido à queda na demanda por viagens de lazer e negócios.

O novo presidente-executivo, Bob Jordan, disse que a transportadora está "otimista" em relação às reservas e tendências de receita para março, quando espera retornar à lucratividade.

“Com os casos de covid-19 em tendência de queda, o pior parece ter ficado para trás”, disse Jordan, que deve se tornar o sexto presidente-executivo da empresa no próximo mês.

Outras companhias aéreas dos Estados Unidos, como American Airlines (NASDAQ:AAL) (SA:AALL34), United Airlines (NASDAQ:UAL) (SA:U1AL34) e Delta Air Lines Inc (NYSE:DAL) (SA:DEAI34), também esperam que o impacto da variante Ômicron nas viagens comece a diminuir em março.

A Southwest cancelou mais de 5.600 voos, até agora, este mês, com um custo estimado de 50 milhões de dólares em receita.

Para mitigar os problemas de pessoal, a empresa está oferecendo incentivos salariais para funcionários operacionais até o início de fevereiro. Também reduziu ainda mais sua capacidade para o primeiro semestre do ano.