Startup avaliada em US$38 bi oferece modelo de código aberto alternativo ao ChatGPT

Reuters

Publicado 24.03.2023 09:51

Atualizado 24.03.2023 10:16

Por Krystal Hu e Stephen Nellis

(Reuters) - A Databricks, uma startup de São Francisco avaliada em 38 bilhões de dólares, lançou nesta sexta-feira um código-fonte aberto que as empresas poderão usar para criar seus próprios chatbots nos moldes do ChatGPT da OpenAI.

O código é um modelo de inteligência artificial, um algoritmo que é treinado em conjuntos de dados e pode "aprender" com essas informações a executar uma variedade de tarefas.

O presidente-executivo da Databricks, Ali Ghodsi, disse que o lançamento visa demonstrar uma alternativa viável ao treinamento de um tipo de modelo de inteligência artificial chamado modelo de linguagem ampla com enormes recursos e poder de computação.

Um grande modelo de linguagem ampla sustenta o chatbot viral ChatGPT da OpenAI, avaliada em 29 bilhões de dólares, que treina seus modelos de inteligência artificial com enormes quantidades de dados em um supercomputador da Microsoft (NASDAQ:MSFT), principal investidor da startup. Os custos de computação são "de encher os olhos", disse o presidente-executivo da OpenAI, Sam Altman.

A OpenAI cobra das empresas pelo acesso a seus modelos para seus próprios aplicativos e projetou 1 bilhão de dólares em vendas até 2024.

O esforço da Databricks vem com ressalvas. Ghodsi disse à Reuters que, embora o chatbot de código aberto tenha mostrado capacidades impressionantes em tarefas como redigir mensagens em redes sociais, a empresa não lançou testes formais de benchmark para mostrar que a automação corresponde ao desempenho do ChatGPT.

A Databricks vende softwares de análise e mineração de dados baseados em computação em nuvem para empresas e disse no ano passado que ultrapassou 1 bilhão de dólares em receita anual.