Stellantis considera produzir carros elétricos de chinesa Leapmotor na Itália, diz site

Reuters

Publicado 19.02.2024 09:37

MILÃO (Reuters) - A Stellantis (NYSE:STLA) está avaliando produzir até 150 mil carros elétricos de baixo custo na Itália, como parte de acordo com a montadora chinesa Leapmotor, publicou o site especializado Automotive News Europe nesta segunda-feira.

No ano passado, a montadora franco-italiana comprou uma participação de 21% na Leapmotor em um negócio de 1,6 bilhão de dólares. Como parte desse acordo, os dois grupos anunciaram uma joint-venture, que é 51% controlada pela Stellantis e que dá à montadora europeia direitos exclusivos para fabricar os produtos da Leapmotor fora da China.

O presidente-executivo da Stellantis, Carlos Tavares, disse na época que os carros da Leapmotor seriam vistos na Europa em um prazo máximo de dois anos.

A produção dos carros da Leapmotor na Itália poderia começar já em 2026 ou 2027, disse a Automotive News Europe, citando fontes familiarizadas com o assunto.

Na semana passada, Tavares disse que a Stellantis poderia fabricar os carros da Leapmotor na Itália "se houvesse um caso de negócios para isso".

"Depende apenas de nossa competitividade de custos e de nossa competitividade de qualidade. Portanto, podemos aproveitar essa oportunidade em um determinado momento", disse o executivo na ocasião.

Um porta-voz da Stellantis não comentou o assunto nesta segunda-feira.

A produção atual da Stellantis no complexo italiano de Mirafiori inclui o compacto a bateria 500 BEV.

Atribuir a produção de carros Leapmotor a Mirafiori pode ajudar a Stellantis a cumprir uma meta, acordada com o governo italiano, de aumentar a produção do grupo no país para 1 milhão de veículos até o final da década, em comparação com os 750 mil do ano passado.

O grupo disse que a meta de produção na Itália depende de vários fatores, incluindo incentivos públicos para a compra de automóveis, desenvolvimento de uma rede de recarga elétrica e a redução dos custos de energia.

(Por Giulio Piovaccari)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações