Stockbeat: É hora do 2º round para Fiat-Renault-Nissan

Investing.com  |  Autor 

Publicado 11.06.2019 06:30

Por Geoffrey Smith

Investing.com - É hora do segundo round da luta de boxe de uma melhor de 3 que é a negociação Fiat-Renault-Nissan.

Como observamos há duas semanas, que a pressão oculta para a consolidação não está desaparecendo, então é melhor visualizar o anúncio repentino da proposta de fusão original da Fiat Chrysler (MI:FCHA) e sua retirada igualmente repentina, como apenas os golpes de abertura no que provavelmente será um processo de negociação prolongado, uma tentativa de disputar posições de todas as três partes.

A primeira rodada serviu para ilustrar que Renault (PA:RENA) é altamente vulnerável a lances oportunistas a menos que conserte sua aliança danificada com a Nissan (T:7201). A capitalização de mercado da Renault atualmente é de 16 bilhões de euros, mas sua participação de 43% na Nissan vale 10,5 bilhões e tem mais de 6 bilhões em dinheiro, o que dá uma ideia do que o mercado acha que a empresa vale a pena.

A primeira rodada também provou que, mesmo que eles não queiram realizar uma fusão completa, os franceses e japoneses ainda podem bloquear os planos uns dos outros, o que não é do interesse de ninguém. A Renault retaliou a abstenção da Nissan no acordo de fusão, abstendo-se de uma votação chave sobre reformas essenciais de governança na Nissan. E, como se notou anteriormente, provou que o governo francês não pode esperar administrar uma empresa espalhada pelos EUA, Europa e Ásia.

À medida que essas lições são absorvidas, as posições estão mudando, embora ainda não estejam claras se elas se moverão o suficiente para acabar com o atual impasse. O CEO da Nissan, Hiroto Saikawa, disse ao Financial Times que a Nissan "deve fazer as pazes" com a empresa francesa, enquanto o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, disse à AFP que está pronto para cortar a participação do governo na Renault se for necessário para solidificar a aliança com a Nissan. Curiosamente, ele não disse nada sobre o que poderia ser necessário para reavivar o interesse da Fiat.

Quanto à Fiat, os jornais italianos estão relatando esta manhã que a empresa agora pode olhar para a Hyundai em sua busca para aumentar de volume. O movimento acrescentaria uma pequena escala e algumas sinergias de distribuição, mas pouco mais - especialmente porque a Hyundai, como a Fiat, está chegando tarde para a festa do veículo elétrico. A Renault-Nissan continuará sendo a parceira mais atraente, mas corre o risco de se tornar a parceira menor em qualquer negócio se a aliança franco-japonesa se consolidar primeiro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O que deve ser um drama de longa duração está se desdobrando em um cenário mais positivo nesta manhã de terça-feira, com os mercados europeus seguindo a Ásia em alta com relatos de que Pequim instruiu os municípios locais a abrirem novamente as torneiras de gastos. Essa é uma forma de apoio econômico que tem menos probabilidade de antagonizar os EUA do que deixar o yuan cair, como era temido antes do fim de semana. A moeda chinesa ficou estável até agora esta semana.

Às 6h30, a referência Euro Stoxx 600 subia 3,1 pontos ou 0,8% em 381,40. O FTSE do Reino Unido estava atrasado, com alta de apenas 0,5%, depois que um relatório misto de mercado de trabalho somado aos temores da economia após uma queda acentuada no PIB mensal em abril. O Dax da Alemanha subia 1,3% em quatro semanas, recuperando o rali de segunda-feira após um feriado. O CAC 40 da França subia 0,7%.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações