StockBeat - O espírito de Marchionne vive no acordo FCA-Renault

Investing.com  |  Autor 

Publicado 27.05.2019 05:39

Por Geoffrey Smith

Investing.com - Sergio Marchionne faleceu em julho do ano passado, mas seu espírito continua vivo.

O ex-chefe da Fiat certamente teria aplaudido o plano de seu sucessor por outra fusão transformadora para resolver os problemas de redução da demanda e grandes obrigações de investimento, à medida que a mobilidade se torna elétrica, autônoma e conectada.

A cartada mais forte da FCA (NYSE:FCAU) é a eficiência extra que tal escala cria: estima as sinergias anuais em mais de 5 bilhões de euros, além daquelas que a Renault (PA:RENA) atualmente goza com o seu parceiro de fusão Nissan (T:7201). Um FCA-Renault combinado seria o terceiro maior grupo automotivo do mundo por trás da Toyota (T:7203) e Volkswagen (DE:VOWG_p). Mas - mais importante - também poderia convencer a Nissan e a Mitsubishi (T:8058) de que não há alternativa de longo prazo para uma integração mais profunda com a Renault. Isso poderia aumentar ainda mais as eficiências de escala.

Mas, assim como muitos dos grandes projetos de Marchionne, a decisão da Fiat Chrysler sobre a Renault corre o risco de ser prejudicada pelos detalhes - e pelo grande número de peças móveis no negócio.

Primeiro, há a promessa de não fechar fábricas. Isso ocorre após um período de seis meses em que - de acordo com os cálculos da Bloomberg - montadoras globais anunciaram cortes de 38.000 empregos. Desses, apenas 1.500 vieram da FCA e nenhum da Renault. As duas empresas estão atrasadas na corrida para cortar custos e essa promessa reduz sua capacidade de extrair o máximo benefício do acordo (embora seja evidente que não há promessa sobre a segurança dos empregos de colarinho branco)

Em segundo lugar, há a questão da propriedade: o Financial Times citou uma autoridade do governo francês não identificada dizendo que o governo não se opõe ao acordo, mas a participação do Estado francês seria diluída em uma empresa incorporada, e seria apenas o segundo maior acionista atrás da Exor, a holding da família Agnelli agora administrada por Johann Elkann. A FCA tentou abordar as preocupações de controle ao propor um conselho de 11 membros com quatro membros da FCA e da Renault, e mais um da Nissan.

De qualquer maneira, os mercados decidiram que gostaram da ideia, e empurraram a Renault 13,7% mais alto na manhã de segunda-feira, enquanto a FCA subiu 9,9%. A Peugeot (PA:PEUP), que poderia ver sua posição competitiva em risco, caiu 2,6%. Isso está ajudando a Itália a liderar os mercados acionários da Europa em uma manhã em que o ânimo foi levantado pela exibição razoavelmente forte dos partidos de centro nas eleições para o Parlamento Europeu.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Enquanto isso, o índice francês CAC 40 subia 0,3%, enquanto a referência do continente Euro Stoxx 600, que inclui muitas ações do Reino Unido que não estão sendo negociadas hoje devido ao feriado bancário local, subiu 0,24% para 376,80 às 08h54.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações