StockBeat - Siemens sobe enquanto Kaeser desemembra outra unidade

Investing.com  |  Autor 

Publicado 08.05.2019 05:23

Por Geoffrey Smith

Investing.com -- A Siemens (DE:SIEGn), o maior e mais sólido conglomerado da Alemanha, está desfrutando de um raro dia ao sol na quarta-feira, subindo 4,3% após anunciar uma melhora nos lucros de seus principais negócios industriais nos três meses até março.

Mas não são os números dos ganhos que estão chamando a atenção tanto quanto o anúncio da empresa na terça-feira de que vai desmembrar e vender sua participação em suas operações de gás e energia, uma divisão que teve uma década ruim devido a um colapso no setor com a queda na demanda dos mercados emergentes desde a crise de 2008 e a mudança da energia fóssil para as energias renováveis nos mercados desenvolvidos.

A mudança é o mais recente exemplo de como o conglomerado europeu está desvendando o valor para o acionista, dando às suas várias unidades mais autonomia. É uma estratégia que visa escapar do destino da General Electric (NYSE:GE) nos últimos anos, mesmo que a ação dificilmente tenha deixado o DAX atento, com um aumento de apenas 17 %, comparado aos 21% do índice.

O desmembramento de gás e energia seguem um caminho já trilhado pela divisão de iluminação da Siemens, Osram (DE:OSRn), sua divisão de energia renovável Siemens Gamesa (MC:SGREN), e mais recentemente, sua divisão de saúde Healthineers AG (DE:SHLG), cujo nome desajeitado não a impediu de crescer 12% no ano passado, enquanto o DAX caiu 6,1%.

De acordo com os planos anunciados na terça-feira, a Siemens planeja vender sua participação majoritária na unidade de Gás e Energia até setembro de 2020.

"A nova empresa não terá que competir por recursos com negócios de maior margem, como infraestrutura inteligente e indústrias digitais", disse aos repórteres, o presidente-executivo da Siemens, Joe Kaeser.

Kaeser foi menos aberto na quarta-feira sobre o destino da Mobility Siemens outra unidade estrategicamente desafiadora. Não conseguindo persuadir a Comissão Européia de que deveria ser permitida a fusão com o maior grupo ferroviário da França, a Alstom (PA:ALSO), ela agora enfrenta um futuro incerto. A direção da empresa gerida por Kaeser também sugere que ela acabará sendo desmembrada e listada para se defender sozinha.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O desempenho da Siemens (DE:SIEGn) ajudou a elevar o DAX na quarta-feira para o topo do ranking europeu, com um aumento de 0,7%. O índice também foi ajudado por números melhor do que o esperado para produção alemã em março.

Em outros lugares, o índice de referência STOXX 600 subiu 0,2% em 382,46, recuperando-se após dois dias de perdas causadas por novas preocupações com a disputa comercial EUA-China.

O FTSE 100 do Reino Unido estava defasado em campo, permanecendo inalterado, enquanto o italiano FTSE MIB subia 0,1%.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações