Stockbeat : Vencedores e perdedores depois do leilão de 5G na Alemanha

Investing.com

Publicado 13.06.2019 05:22

Por Geoffrey Smith


Investing.com - O segundo grande leilão de espectro 5G da Europa terminou e só há vencedores - a menos que você seja um fabricante de equipamentos de rede.


No que diz respeito ao mercado de ações, o maior vencedor a sair do leilão da Alemanha, que começou em março, é o novo entrante 1&1 Drillisch (DE:DRIG) e sua matriz, a United Internet (DE :UTDI). Eles subiram 9,1% e 6,6%, respectivamente, após o início do pregão de quinta-feira em Frankfurt, depois que Drillisch conseguiu sair com um grande pedaço de espectro por um relativamente modesto 1,07 bilhão de euros (US$ 1,21 bilhão).

Eles desistiram de alguns dos ganhos mais tarde.


Os maiores rivais de Drillisch também estão no verde, embora não tanto.


A Deutsche Telekom (DE:DTEGn), que teve que pagar o maior valor em € 2,17 bilhões, subiu apenas 0,7%, enquanto a Telefonica (MC:TEF) Deutschland (DE:O2Dn) cresceu 3,7% e a Vodafone (LON:VOD), que apostou fortemente no mercado alemão com a aquisição dos ativos da Liberty Global (NASDAQ:LBTYA), subia 1,2%.


Executivos da Telekom e da Vodafone foram rápidos em reclamar do alto custo do leilão, que para eles representa apenas uma fração dos custos gerais da implantação de serviços 5G. O chefe alemão da Vodafone, Hannes Ametreiter, chamou de "um desastre para a Alemanha", enquanto o diretor da Telekom, Dirk Woessener, disse que o leilão deixou um "gosto amargo", reclamando que o dinheiro gasto no leilão é dinheiro que não estará disponível para os gastos na construção de redes.


"O lançamento da rede na Alemanha sofreu um revés significativo", disse ele.
Woessener talvez seja culpado de protestar demais. A arrecadação total do leilão de 6,6 bilhões de euros foi quase exatamente o que a Itália levantou em outubro para o seu mercado consideravelmente menor. Isso se deve em parte ao fato de os leilões alemães serem menos competitivos, com apenas quatro participantes importantes. A Vodafone em particular pagou cerca de 30% a mais por seu espectro na Itália do que na Alemanha.


Mesmo assim, o mercado está permitindo um grão de verdade no gemido das transportadoras nesta manhã. As ações com pior desempenho no espaço são as dos construtores de redes Ericsson (ST:ERICb) e Nokia (HE:NOKIA). Eles caíram no início do pregão, apenas se recuperando depois para negociar menos de meio por cento.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações