StockBeat: Advertências dos bancos expõem a fragilidade da recuperação do mercado

Investing.com

Publicado 07.08.2019 09:44

Por Geoffrey Smith

Investing.com - Investidores adotaram a postura do “copo meio vazio” do setor bancário europeu no início do pregão desta quarta-feira, derrubando algumas das maiores ações bancárias do continente em até 5% depois de atualizações trimestrais mistas.

O Unicredit (MI:CRDI) da Itália (MI:CRDI), o Commerzbank (DE:CBKG) e o ABN AMRO (AS:AS:ABNd) tiveram uma queda acentuada após seus respectivos balanços, já que os mercados se concentraram em sinais iniciais de desaceleração da economia da zona do euro, e a provável resposta do Banco Central Europeu a este quadro, atingirá fortemente os resultados do setor nos próximos trimestres.

O Commerzbank (DE:CBKG), segundo maior banco público da Alemanha, caiu 5% depois de informar que suas provisões contra empréstimos ruins mais do que dobraram em relação ao ano anterior. Esse é um lembrete indesejável de que o ciclo que ajudou os resultados bancários em toda a região nos últimos três anos está acabando. A carteira global de empréstimos ruins do Commerzbank na verdade caiu como uma parcela dos empréstimos gerais (em grande parte devido à compra de participação de mercado com empréstimos em margens estreitas), mas não é mais capaz de preencher os lucros liberando provisões anteriores contra riscos que não se concretizaram.

Embora o Commerzbank tenha confirmado sua previsão de lucro para o ano, ele disse que “essa meta se tornou significativamente mais ambiciosa, dado o desenvolvimento dos lucros no primeiro semestre do ano, o notável agravamento da situação macroeconômica e a situação geopolítica cada vez mais incerta”.

O Commerzbank também fez referência à "economia alemã mais fraca", que ficou em evidência na quarta-feira, mostrando que a produção industrial na casa de máquinas da zona do euro caiu 5,2% em junho, bem abaixo das expectativas de queda de 3,1% e pior queda em uma década. .

O Unicredit (MI:CRDI), por sua vez, caiu 3,7% depois de reduzir seu guidance de receita para o ano inteiro em 300 milhões de euros (US$ 336 milhões), citando “o ambiente dominante com taxas mais baixas por muito mais tempo”.

Isso apesar de manter as previsões de reduzir o volume de empréstimos ruins para pouco mais de 10 bilhões de euros este ano, "bem abaixo" de sua meta inicial para 2019.

O ABN Amro também caiu 3,8% depois que, também, alertou para o impacto negativo das taxas de juros mais baixas sobre as margens de empréstimos e lucros. A advertência ofuscou um forte sinal de aumento de dividendos no final do ano.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"As taxas de juros continuaram a cair no último trimestre, impactando predominantemente as margens de depósito", disse o CEO Kees van Dijkhuizen. “Continuamos focados em nossas metas em um ambiente desafiador.

As ações do Commerzbank caíam 12% na última semana, enquanto as do ABN caíram 11,1% e as do Unicredit 7,5%.

Os números fracos dos bancos os diferenciam do mercado mais amplo, que continuou a se recuperar à medida que o choque do aumento da guerra comercial na semana passada recuou. Às 6h00, a referência, o Euro Stoxx 600 subia 0,8% em 370,54, enquanto o alemão Dax subia 1,1% e o FTSE 100 no Reino Unido subia 0,7%.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações