StockBeat: Ameaças de Trump à Airbus baixam o ânimo em mercados de Europa

Investing.com  |  Autor 

Publicado 09.04.2019 05:29

Por Geoffrey Smith

Investing.com - As pessoas da Airbus provavelmente sabiam que era bom demais para durar.

As ações da empresa caíram 2,0% após o início do pregão de terça-feira, em resposta às notícias de que a administração americana está preparando tarifas sobre o valor de US$ 11 bilhões das importações da UE como uma reação ao que considera subsídios injustos ao campeão do aeroespaço da Europa.

A ameaça de um novo conflito comercial tem detido o mercado mais amplo, mas não o impediu de obter novos ganhos. Às 5h15, o índice de referência Euro Stoxx 600 subia 0,1%, para 387,82. O DAX da Alemanha caía 0,2%, o CAC 40 da França subia 0,1%, com uma nova máxima de sete meses.

A Airbus atingiu uma série de altas de todos os tempos neste ano, capitalizando a posição da empresa como um duopolista em aeronaves de grande porte, um dos setores de crescimento global mais seguros dos próximos 20 anos.

Em um duopólio, o que é ruim para um é quase inevitavelmente bom para o outro. Os desastres com perdas humanas ocorridos com o 737 Max da Boeing têm voltado a demanda para o seu único grande concorrente, algo que, com o tempo, engordará ainda mais a carteira de pedidos da Airbus e permitirá que ela cobra preços mais altos. (O mesmo processo funcionou em sentido inverso por um tempo após o acidente AF447 envolvendo um Airbus A330 em 2009.)

Recentemente as coisas pioraram para a Boeing (NYSE:BA) quando a China usou o 737 Max para provar um ponto aos EUA sobre seu poder comercial, colocando um enorme pedido para a Airbus e retirando o 737 Max de uma lista de compras de produtos fabricados nos Estados Unidos que fazem parte de negociações comerciais em andamento com Washington.

As ações da Boeing caíram 4,4% na segunda-feira após a companhia ter dito que cortaria a produção do modelo em quase um quinto.

Então o apoio da administração Trump claramente chega em um bom momento para a Boeing. Os europeus suspeitarão que o seu timing não é uma coincidência.

Se isso vai levar a algum lugar é outro assunto. As duas partes processam-se mutuamente na Organização Mundial do Comércio por vários alegados subsídios há 14 anos. Nenhum dos lados pode se dar ao luxo de ver seu campeão cair, e não está claro se uma mudança significativa no poder de mercado entre os dois beneficiaria os compradores de aviões do mundo. Acima de tudo, a Europa certamente reagirá com tarifas próprias, aumentando os riscos econômicos para o presidente Trump, à medida que ele busca a reeleição no ano que vem.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações