StockBeat: Burberry adverte sobre grande impacto do vírus sobre as vendas

Investing.com

Publicado 07.02.2020 07:18

Atualizado 07.02.2020 07:42

Por Geoffrey Smith

Investing.com - Lentamente, mas com firmeza, o coronavírus está chegando às empresas européias.

As ações do grupo de moda Burberry (LON:BRBY) estavam em baixa de 1,8% na sexta-feira, depois de a empresa divulgar, pela primeira vez, informações sobre o impacto do vírus nas vendas na China. As notícias não são boas. Quase metade de suas lojas na China Continental estão fechadas e o restante está operando em horário reduzido. No geral, o tráfego teve redução de 80%, de acordo com a CFO Julie Brown, que disse ao Financial Times que o impacto do vírus nas vendas de Hong Kong é pior do que o da longa crise civil na ex-colônia britânica.

Dado que 40% das vendas da Burberry são geradas na Ásia-Pacífico (região que não engloba apenas a China, mas em que a maior parte dos gastos vem de turistas chineses), as consequências são inevitáveis.

O CEO Marco Gobbetti disse em comunicado que o surto está tendo "um efeito negativo palpável sobre a demanda de luxo" - avaliação compartilhada na quinta-feira pela Tapestry (NYSE:TPR), empresa proprietária das marcas Kate Spade e Coach . A empresa não foi mais específica, mas parece claro que a previsão anterior de 4% de crescimento orgânico das vendas nos 12 meses até março agora é improvável. As ações da Burberry tinham baixa 4,5% no início das negociações, antes de se recuperarem e caírem 1,8% às 7h30 da manhã. O índice Stoxx 600 tinha baixa de 0,3%, enquanto o FTSE 100 caía 0,6%

As ações de luxo, com sua exposição direta comparativamente alta ao consumo asiático, estavam entre os primeiros setores a serem atingidos pelo vírus. A Burberry, por exemplo, teve baixa de 15% nas últimas três semanas. As companhias aéreas e empresas relacionadas ao turismo também foram atingidas na primeira onda.

Mas há sinais crescentes de que as interrupções tão previstas nas cadeias de suprimentos globais estão começando a surgir. A Fiat Chrysler alertou na quinta-feira que pode ter que suspender a produção em uma de suas fábricas na Europa devido à falta de componentes de um fornecedor importante na China. A Volvo e o PSA Group também alertaram sobre essas ameaças.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Certamente, as notícias não são todas negativas. A taxa geral de novos casos continua a desacelerar, de acordo com os dados oficiais, enquanto a taxa de crescimento de fatalidades também diminui, mesmo que o número absoluto de mortes esteja agora se aproximando rapidamente da epidemia de Sars. A Honda Motor disse na sexta-feira que retomará a produção em sua fábrica em Wuhan, o epicentro do surto, em 17 de fevereiro.

Além disso, nem todas as empresas - mesmo as presentes na China - são afetadas igualmente. As ações da L'Oreal abriram em alta recorde na sexta-feira, antes de recuar mais tarde, depois que o grupo de cosméticos disse esperar apenas um golpe temporário nas vendas asiáticas. O fato de a L'Oreal vender mais itens on-line, em vez de depender das butiques em locais específicos, é uma grande ajuda nesse sentido.

No entanto, o surgimento de relatórios fora da China sobre como foram tratados os denunciantes - incluindo Li Wenliang, um médico de Wuhan cujos avisos foram ignorados e que agora morreu do vírus - reviveram uma profunda desconfiança em relação aos dados oficiais da China. O potencial de surpresas desagradáveis ​​ainda não passou.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações