StockBeat: Mercados otimistas com avanço de medicamentos contra o coronavírus; Smurfit, Vestas em alta

Investing.com

Publicado 05.02.2020 07:12

Atualizado 05.02.2020 07:30

Por Geoffrey Smith

Investing.com - As bolsas de valores subiram acentuadamente nesta quarta-feira, com as notícias de que cientistas da China e da Europa fizeram avanços significativos no desenvolvimento de medicamentos para tratar o novo surto de coronavírus.

Pesquisas de negócios que mostram níveis de atividade melhores do que o esperado na economia da zona do euro também ajudaram: fortes dados de serviços ajudaram o índice composto dos gerentes de compras da zona do euro da IHS Markit ao seu nível mais alto em cinco meses. O aumento para 51,3 superou as previsões para uma leitura inalterada de 50,9

A notícia veio como um alívio para os mercados que vinham precificando uma queda acentuada na produção econômica chinesa pelo menos no primeiro trimestre deste ano, juntamente com a ameaça de reverberações em toda a economia mundial.

A China responde por quase 20% do produto interno bruto mundial, e as implicações do surto na demanda chinesa fizeram com que os preços de commodities como petróleo e cobre caíssem, queda que só foi quebrada por injeções de liquidez em larga escala pelo Banco central chinês no início da semana.

Às 7h15 (horário de Brasília), o índice de referência STOXX 600 subia 1,0%, para 422,58. O DAX alemão subia 1,1%, enquanto o FTSE 100 subia 0,7%. Todos os três atingiram máximos anteriores, pois o pico inicial em resposta às notícias desapareceu.

Um dos relatórios, que foi fornecido pela Sky News, afirmou que uma equipe de pesquisadores do Imperial College London começaria a testar uma droga rapidamente desenvolvida em animais na próxima semana. A Reuters também citou uma reportagem de televisão chinesa dizendo que pesquisadores de Zhejiang desenvolveram um medicamento capaz de tratar o coronavírus de maneira eficaz. No entanto, essas informações não foram divulgadas em nenhuma edição internacional da mídia estatal chinesa.

Na terça-feira, um instituto de pesquisa solicitou uma patente local do remédio antiviral Remdesivir desenvolvido pela Gilead Sciences (NASDAQ:GILD), que também foi usado com sucesso em pacientes com coronavírus nos EUA. No entanto, o medicamento ainda não recebeu aprovação dos reguladores americanos.

As notícias tiraram o foco de uma enxurrada de ganhos dos blue chips da Europa na quarta-feira, que foi uma mistura de resultados. A Siemens teve um desempenho abaixo do esperado de 1,0%, depois de apresentar uma queda nas margens de todos os seus negócios, enquanto a fabricante de chips Infineon subiu 8,0% depois de reportar um relatório do quarto trimestre melhor do que o esperado e orientações otimistas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em outros locais, as empresas de embalagens Smurfit Kappa (LON:SKG) e DS Smith (LON:SMDS) lideravam o FTSE 100 em alta, com ganhos de 7,4% e 5,7%, respectivamente, depois que a empresa irlandesa aumentou seu dividendo após fortes ganhos no final do ano passado. As duas empresas estão enfrentando uma onda de entusiasmo por investimentos sustentáveis, capitalizando a mudança na opinião pública de trocar as embalagens plásticas para o papelão.

A fabricante de turbinas eólicas Vestas Wind Systems A/S (CSE:VWS), outra empresa verde, também subia 3,5% em Copenhague depois de prever mais três anos de crescimento constante, nos quais espera a crescente participação de serviços em seu mix de vendas compensar margens declinantes em sua maior divisão, a fabricação de turbinas terrestres.

A controladora da British Airways, ICAG (LON:ICAG), também subia 7,6%, depois de um desempenho abaixo do esperado nos últimos dias devido a temores do impacto do coronavírus no setor de viagens.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações